Audiência debate a Lei Maternidade Certa em Salvador

Em 2010, a Câmara de Salvador aprovou a Lei 7851, proposta pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que estabelece a toda mulher o direito de saber com antecedência a maternidade onde seu filho nascerá. Porém, a Lei Maternidade Certa não foi regulamentada. Com o objetivo de garantir o direito das mulheres, a vice-presidente da Comissão de Saúde realizará audiência pública para discutir a regulamentação da Lei nesta quarta-feira (28/3), às 9h30, no Iperba, em Brotas.

"É comum aqui em Salvador que as mulheres façam uma verdadeira peregrinação na hora de parir para conseguirem uma vaga nas maternidades. Durante o trajeto, muitas delas passam do momento ideal para o parto e colocam em risco a própria vida e a vida dos bebês, o que pode gerar sequelas graves e até mesmo a morte. O nosso objetivo com essa lei é garantir a segurança e tranquilidade para a mulher em um momento tão importante", explica a vereadora, enfermeira e mestre em saúde coletiva.

Segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia, para cada 100 mil nascidos vivos, 91 mães morrem na Bahia. Ainda de acordo com a secretaria, a maioria dos casos de óbito materno poderiam ser evitados caso fosse dedicada maior atenção à gravidez e ao parto.

Fonte: Ascom da Câmara de Vereadores de Salvador.