Bancários do BNB em estado de greve

Reunidos em assembleia nesta terça-feira, dia (27), na sede do Sindicato dos Bancários, os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) decidiram deflagrar estado de greve por mais respeito ao funcionalismo do Banco.

O Banco enviou às entidades representativas dos funcionários uma nova proposta para o pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e resultados. Nessa nova proposta, o pagamento do benefício estaria agendado para o próximo dia 23/4, propondo que fosse considerado, como adicional ao percentual de provisão realizada, mais 2% do lucro líquido acordado em Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. O percentual total a ser distribuído ficaria, portanto, em torno de 11% do lucro líquido do Banco.

Entretanto, essa proposta ainda se encontra em análise pelos Ministérios do Planejamento e da Fazendo, não sendo ainda garantia para os funcionários do BNB, que aguardarão o desenrolar das negociações em estado de greve.

Nova assembleia para debater essa questão e cobrar do BNB respostas sobre outras reivindicações dos funcionários como plano de cargos e remuneração digno, isonomia de tratamento e fortalecimento e defesa do Banco contra atos de má gestão deve ser realizada na próxima quarta-feira, dia 4/4, às 19h, na sede do Sindicato.

Nesta quarta-feira, 28/3, o Sindicato realiza mobilizações nas agências de Fortaleza.

Regra da PLR segundo a Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários

I – REGRA BÁSICA
Corresponde a 90% do salário-base acrescido das verbas fixas de natureza salarial, reajustados em setembro/2011, mais o valor fixo de R$ 1.400,00.

II – PARCELA ADICIONAL
O valor desta parcela será determinado pela divisão linear da importância equivalente a 2% (dois por cento) do lucro líquido do exercício de 2011, pelo número total de empregados elegíveis de acordo com as regras desta convenção, em partes iguais, até o limite individual de R$ 2.800,00 (dois mil e oitocentos reais).

Fonte: Sindicato dos Bancários do Ceará