Sem categoria

Estudantes fazem manifestação no Rio em data histórica

Nesta quarta-feira (28), o movimento estudantil promove a Marcha em Defesa da Educação Pública, na capital fluminense. A concentração será na Candelária, a partir das 15h. Depois, segue em caminhada até a Cinelândia, onde está marcado um ato-show para o encerramento. Participam a União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ).

Hoje, fazem 40 anos do assassinato do estudante Edson Luís pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, durante a mobilização pela manutenção do restaurante estudantil Calabouço. Seu corpo foi velado na Assembléia Legislativa, na Cinelândia. Uma grande manifestação contra a morte do Edson Luis reuniu em 1968 mais de 60 Mil pessoas nas ruas do Rio Janeiro em uma marcha histórica contra a Ditadura Militar.

A data se tornou um marco para as manifestações de rua, onde as entidades levam denúncias como as práticas de repressão e criminalização que ainda são mantidas nas polícias militares. O encontro no Rio vai cobrar das autoridades uma educação pública universal e de qualidade.


Foto do acervo da Biblioteca Nacional, publicada no Correio da Manhã

Também participam do ato profissionais da educação e diferentes movimentos sociais organizados no Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública. A rede estadual de Educação e diversos municípios farão paralisações e seguirão, em ônibus, ao ato. O encerramento será feito com shows de diversos artistas na Cinelândia.

Dentre as pautas principais está a valorização dos profissionais da educação, que no estado do Rio recebem um dos menores salários do Brasil, além da ampliação dos investimentos em educação pública tanto em nível federal, como estadual e nos diferentes municípios.

Da redação, com informações da UNE