Sem categoria

Marco Maia anuncia acordo para votar Lei da Copa nesta quarta

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), surpreendeu a todos ao anunciar que pretende votar nesta quarta-feira (28) a Lei Geral da Copa. No exercício da Presidência da República, Marco Maia fechou acordo, na noite de ontem, com os líderes partidários para votação da matéria hoje. O acordo pôs fim ao impasse que impediu as votações nas últimas duas semanas na Casa. A votação do Código Florestal foi marcada para abril.

A presidente em exercício da Casa, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) e o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT), tinham anunciado que a votação ficaria para a próxima semana por considerar a semana atípica com a ausência de Marco Maia na Casa, substituindo a presidente Dilma Rousseff na Presidência da República.

Leia também:

Lei da Copa e Código Florestal sofrem novos adiamentos

A deputada Rose de Freitas comemorou a desvinculação entre as duas votações. “A Lei Geral da Copa não tem nada a ver com o Código Florestal, e fiquei feliz de ver que o caminho democrático do diálogo é sempre melhor”, disse.

O fato de haver acordo para a votação não significa consenso quanto ao projeto. O líder do PSDB, Bruno Araújo (PE), disse que o partido ainda espera derrubar a liberação da venda de bebidas nos estádios. “Nós temos um acordo de procedimentos para a votação, não de mérito”, esclareceu.

O líder do PT, Jilmar Tatto (SP), disse que a votação da proposta pode enfrentar algumas “dificuldades”, mas não acredita em grandes divergências. “Prevaleceu o entendimento de que era fundamental votar a Lei Geral da Copa o mais rapidamente possível para não prejudicar os entendimentos com a Fifa”, disse.

A Lei da Copa será votada em sessão extraordinária. A pauta da sessão ordinária continua trancada por nove medidas provisórias.

De Brasília
Com agências