Sem categoria

Nova pesquisa revela que Chávez tem ampla folga sobre Capriles

A mais nova pesquisa realizada na Venezuela sobre a intenção de voto nas eleições presidenciais de 7 de outubro indica que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tem uma liderança sólida de 13 pontos percentuais sobre o candidato da oposição Henrique Capriles.

Instituto de pesquisa Datanálisis revela Chávez com vantagem de 13 pontos sobre Capriles/ Foto: AVN

A pesquisa realizada pela empresa Datanalisis revelou que 44% dos eleitores pretendem votar em Chávez, contra 31% das intenções de voto para o candidato da coalizão Mesa da União Democrática, Henrique Capriles. A sondagem será formalmente publicada no final de semana.

A pesquisa, no entanto, mostra que cerca de um terço dos venezuelanos estão indecisos. Capriles, governador de Estado de 39 anos, é visto como a esperança da oposição para derrubar Chávez e está embarcando em uma turnê pelo país, "casa-a-casa", com intuito de conquistar reconhecimento nacional e melhorar sua posição nas pesquisas.

Pesquisas divulgadas no início do mês já apontavam para uma liderança de Chávez na disputa. Em uma delas, o atual presidente tinha 52% contra 22% de Capriles e num outro levantamento a distância entre os dois ficou em 23%.

A alta popularidade do presidente Chávez, de 57 anos é explicada por sua forte ligação pessoal com os pobres e as fortes políticas de bem-estar financiadas pelo petróleo.

"Na Venezuela, a política continua girando em torno de Chávez, o povo vota em Chávez ou contra Chávez e esse é um grande problema para a oposição", apontou Jessé Chacón, diretor da empresa de pesquisa GIS XXI, que também realiza pesquisas de intenção de voto.

Da Redação, com agências