Osmar pede iluminação especial para lembrar Dia do Autismo

O deputado quer chamar a atenção para o problema que atinge quase dois milhões de brasileiros

osmar nova - jarbas santana
O deputado federal Osmar Júnior encaminhou ofício ao diretor-geral da Câmara dos Deputados, Rogério Ventura, solicitando mudança na iluminação externa do Congresso Nacional, nopróximo dia dois de abril,para cor azul, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foiinstituída pela ONU em dezembro de 2007, como marco da mobilização mundial para mostrar que existem pessoas diferentes das outras, mas que, na sua essência, são iguais.

ODia Mundial de Conscientização sobre o Autismo busca esclarecer o que vem a ser o Autismo e disseminar informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce. “O nosso objetivo ao sugerir a iluminação do Congresso Nacional é chamar a atenção para um problema que muitas vezes passa desapercebido”, disse o deputado Osmar Júnior.

Segundo ele, no Brasil estima-se que existam dois milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico. O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina. “ Também vamos encaminhar ideia o governador Wilson Martins para que o Palácio de Karnak seja iluminado neste dia”. A mesma solicitação será enviada também para a Prefeitura Municipal para que a mesma providência seja tomada em relação à Ponte Estaiada.