Adufpi aprova indicativo greve para 9 de abril

A decisão, tomada em assembleia nesta quarta-feira (28), será encaminhada amanhã para Brasília, onde será discutida com o Andes

mario - meio norte

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi) decidiu, por unanimidade, pela aprovação do indicativo de greve na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) no dia 9 de abril. A decisão, tomada em assembleia nesta quarta-feira (28), será encaminhada amanhã para Brasília, onde será discutida com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

O protesto, segundo o presidente da Adufpi, Mário Ângelo, é pelo descumprimento do acordo firmado no mês de agosto do ano passado. “O acordo previa o aumento linear de 4% no salário base e a incorporação das Gratificações Específica do Magistério Superior (Gemas) e da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (Gebtt) no vencimento básico”, argumentou o presidente.

Segundo a Adufpi, o argumento do governo para a não inclusão do aumento e da incorporação das gratificações no salário de março deste ano é de que o projeto de Lei segue em tramitação no Congresso Nacional.

Eleições para reitor

A definição dos professores foi baseada também na decisão do Conselho Universitário da última quinta-feira (22). A aprovação dispensa a consulta à comunidade na eleição para reitor e compete ao Colegio Eleitoral Especial a responsabilidade de uma lista tríplice a ser entregue à presidente da república, Dilma Rousseff.

A associação encaminhou um documento ao reitor Luis Santos Júnior, na última sexta-feira (23), solicitando que formalize a delegação “de competência para as entidades realizarem a eleição, mas o reitor se nega a formalizar alegando que o Consun não pode tomar parte no processo. Para o reitor a consulta ‘tem que ser informal’, sob risco de nulidade da lista tríplice”, declarou a Adufpi em nota.

Fonte: http://portaldaclube.com