Álvaro Gomes parabeniza Salvador pelo aniversário de 463 anos

A riqueza humana da primeira capital do Brasil foi um dos destaques do discurso do deputado Álvaro Gomes (PCdoB), proferido na Assembleia Legislativa da Bahia, na manhã desta quinta-feira (29/3). O objetivo foi saudar a passagem dos 463 anos de fundação de Salvador, fato ocorrido em 29 de março de 1549, conforme registra a historiografia nacional.

O comunista ressaltou a alegria e a hospitalidade do soteropolitano, não obstante os graves problemas de mobilidade urbana e desemprego da capital baiana. O parlamentar mencionou ainda a pluralidade artística e de crença do seu povo, para quem são aspectos que em muito enriquecem a vida cultural da cidade.

Ele condenou o mito de ser o soteropolitano pouco afeito ao trabalho, e salientou que se trata de um povo trabalhador, “carregado de alegria”, mas que não se coaduna com a exploração e concepção de vida da “maquina do capitalismo”.

Depois de colocar em relevo as belezas naturais da cidade que divide as regiões nordeste e sudeste do país, Álvaro Gomes conclamou a todos a fazer uma reflexão: imaginem esta cidade mais humana, sem desigualdades sociais e com paz?

A reflexão do deputado tem objetivos claros e caráter social. O comunista, na verdade, cobrou soluções mais eficazes no combate ao desemprego, assim como a construção de mais espaços e opções de lazer.

Mas a maior crítica do comunista à gestão da cidade que aniversaria foi no que tange à sua mobilidade urbana. “Precisamos com urgência resolver esse grave problema de Salvador que tem tirado o sono dos seus mais de 2,6 milhões de habitantes”. Para isso, observou o deputado, é necessário avançar no conceito de mobilidade urbana.

Para o 3º secretário da mesa diretora da Casa, além de metrô e ônibus, é fundamental contemplar Salvador também com ciclovias interligando os bairros, bem como as faixas de pedestres.

“Com respeito às diferenças, inclusão social e a solução desses problemas referidos acima, certamente teremos uma cidade linda e invejável para se morar. Parabéns, Salvador”.

Fonte: Ascom do gabinete do deputado estadual Álvaro Gomes.