Sem categoria

Declaração da França sobre Síria desperta preocupação na Rússia

Uma declaração dada pelo porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da França sobre a última reunião do chamado "grupo de amigos da Síria" fez com que o governo russo reagisse ao que chamou de ingerência de um grupo à margem das Nações Unidas nos assuntos internos do país árabe.

"O papel do Conselho de Segurança da ONU não pode ser substituído por qualquer grupo impostor de amigos na Síria". Foi dessa forma que o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Aleksander Lukachevitch, comentou a declaração do seu colega francês dizendo que a próxima reunião do Grupo de Amigos da Síria iria “avaliar” em nome da comunidade internacional o cumprimento por parte da Síria do plano de solução pacífica da autoria do enviado especial da ONU e da Liga Árabe em Damasco, Kofi Annan.

“A prerrogativa de julgamento sobre o grau de cumprimento das propostas de Annan, pertence, acima de tudo, ao próprio enviado especial e, em seguida, ao Conselho de Segurança da ONU, com base em suas informações e avaliações,” ressaltou o diplomata.

Com informações da Voz da Rússia