Sem categoria

Brasil está pronto para resgatar militares em poder das Farc

Uma equipe com 25 especialistas do Brasil e da Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) partiu nesta sexta-feira (30), por volta das 10h30, de Manaus (Amazonas) para São Gabriel da Cachoeira, na fronteira com a Colômbia. A viagem faz parte da primeira etapa das operações de resgate de dez militares, mantidos em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Exército brasileiro monta esquema para resgate de sequestrados pelas Farc Arquivo/Exército

A expectativa é que o resgate seja iniciado na segunda-feira (2), de acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, um dos responsáveis pela operação.

Leia também:

Farc: Rigoberta Menchú é esperada, mesmo com recusa de Santos

Farc: governo colombiano veta estrangeiros durante libertação

Segundo as Farc, os dez reféns – quatro militares e seis policiais – são os últimos em seu poder. Os nomes dos reféns que serão liberados só vão ser anunciados momentos antes das operações, segundo os organizadores.

A porta-voz da CICV no Brasil, Sandra Lefcovich, disse à Agência Brasil que será a quarta vez que brasileiros participam dos resgastes. "Essa é a quarta operação humanitária que o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) faz na Colômbia com o apoio logístico e técnico do governo brasileiro. Ao longo dos anos, acumulamos juntos uma experiência muito importante, na qual o Brasil deu mostra de profissionalismo e dedicação em missões de extrema complexidade", acrescentou.

Serão usados na ação dois helicópteros Cougar do Exército brasileiro, que têm capacidade para até 24 pessoas cada um – mas devem voar com menos passageiros por questões de segurança.

O governo brasileiro também enviará à Colômbia um avião cargueiro médio com peças de reposição dos helicópteros e equipe de mecânicos. No total, mais de 20 militares foram destacados.

Em São Gabriel da Cachoeira, os helicópteros brasileiros serão caracterizados com emblemas da Cruz Vermelha.

O cronograma inicial prevê que os dois helicópteros e o avião cheguem no domingo (1º) a Villavicencio, a 75 km de Bogotá. Nesta cidade, aguardarão o sinal verde das Farc para a operação, por meio da ONG Colombianos e Colombianas pela Paz, cuja líder é a ex-senadora Piedad Córdoba. A ex-deputada federal brasileira Socorro Gomes, presidente do Consleho Mundial da Paz, chegou na tarde desta sexta-feira (30) em Bogotá, onde, ao lado de Rugoberta Menchú e Piedad Córdoba, participa dos esforços pacificadores da ONG Colombianos e Colombianas pela Paz.

O acordo prevê que o local exato do resgate só seja divulgado horas antes. A maioria dos reféns está em poder das Farc há mais de dez anos.

Com informações da Folha de S. Paulo, Agência Brasil e Cebrapaz