Sem categoria

Avançam preparativos para libertações unilaterais na Colômbia

A pacifista e ex-senadora colombiana Piedad Córdoba viajará neste sábado (31) ao Brasil, país que contribuirá com os helicópteros que recolherão os oficiais que serão libertados unilateralmente pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EP).

Seu destino será um ponto próximo da fronteira com a Colômbia, para de ali voar para Villavicencio, capital do departamento de Meta, epicentro da operação que será realizada em duas etapas.

Leia também:

Brasil está pronto para resgatar militares em poder das Farc

Farc: Rigoberta Menchú é esperada, mesmo com recusa de Santos
 

Está previsto que em uma dessas aeronaves, a ex-parlamentar parta na segunda-feira (02) dessa cidade colombiana para algum lugar da selva para recolher ao primeiro grupo de militares e policiais que serão libertados pelas FARC.

A operação será ativada novamente na próxima quarta-feira (04), de acordo com o protocolo acordado pelos coordenadores e garantidores do processo, no qual também intervém o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Por outra parte, neste sábado (31) espera-se a chegada do prêmio Nobel da Paz Rigoberta Menchú, que junto a outras mulheres de relevância internacional acompanharão a operação humanitária.

No país já se encontram a esposa do ex-presidente hondurenho Manuel Zelaya, Xiomara Castro; a neta do revolucionário mexicano Emiliano Zapata, Margarita Zapata, bem como a brasileira Socorro Gomes, ex-deputada federal e presidente do Conselho Mundial da Paz.

Também se espera que, no final deste sábado (31), as FARC entreguem as coordenadas da área onde serão realizadas as libertações.

Fonte: Prensa Latina