MIS oferece curso de iniciação em Fotografia Digital

O curso aborda técnica e estética da fotografia e está com inscrições abertas até o dia 16 de abril

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) está com inscrições abertas para o “Curso de Iniciação à Fotografia Digital: Equipamento, Técnica e Estética” que está programado para acontecer no período de 16 de abril a 14 de maio.

O curso ministrado pelo Professor Ulisses Narciso, tem como objetivo trabalhar as possibilidades criativas da fotografia, propondo práticas que estejam baseadas na reflexão dos fundamentos de sua linguagem. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 16 de abril.

O Curso de Iniciação à Fotografia Digital propõe aos participantes a compreensão da fotografia como linguagem capaz de construir novas visões do mundo que nos cerca.

Saiba mais sobre: Ulisses Narciso/Fotógrafo

Iniciou-se na fotografia em 1995. Fez o Curso Básico de Fotografia da Casa Amarela Eusélio Oliveira e trabalhou para várias instituições, destacando-se a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará – SEMACE, o Instituto Terramar de Pesquisa e Assessoria à Pesca Artesanal, e a Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – ÁGUA. Foi premiado no IV Festival Universitário da Cultura da UFC e ganhador do Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia: “Queremos Chuva”. Participou de exposições destacando-se a mostra “Devercidade”, edições 2006/2007, promovida pelo Instituto da Fotografia do Ceará – Ifoto, do programa “É tudo Fotografia…” em parceria com o músico e educador Glauber Nocrato, promovido pelo Centro Cultural BNB e da coletiva “Fortaleza 283 Olhares” promovida pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e organizada pelo Instituto da Fotografia – Ifoto. Fez parte da diretoria do Instituto de Fotografia – Ifoto. Atualmente é professor de fotografia no SENAC e participa do fotoarquivo Imagem Brasil.

Na primeira parte das aulas serão abordados os principais conceitos técnicos e estéticos da fotografia, recorrendo a um rico banco de fotos, gráficos e ilustrações. Na seqüência, os conceitos fundamentais da fotografia serão demonstrados na prática, através de exercícios simples com a manipulação da luz e o manuseio do equipamento fotográfico digital. As atividades em sala darão ênfase ao aspecto prático, uma vez que os participantes serão estimulados a aplicar o que foi exposto, usando seus próprios equipamentos, a fim de familiarizá-los com os recursos criativos da fotografia digital.

Cada participante deverá trazer o seu equipamento fotográfico (se possível acompanhado do manual de instruções) para a realização de diversos exercícios em sala de aula e um acervo representativo de imagens (impressas ou digitais) sem definição de temas para exposição. Os exercícios de leitura da linguagem fotográfica serão através de exposições das obras dos expoentes da fotografia antiga e contemporânea em diversos gêneros fotográficos, refletir sobre a linguagem da fotografia.

Serviço

Curso de Iniciação à Fotografia Digital: Equipamento, Técnica e Estética.

Período: 16 de Abril a 14 de Maio (sempre às segundas, quartas e sextas)
Horário: 18h30 às 21h30
Carga Horária: 40 horas/aula
Local: auditório do MIS (Av. Barão de Studart, 410)

Fonte: Secult