Direção Nacional do PCdoB aposta na candidatura de Inácio Arruda

Após participar neste final de semana da reunião do Comitê Central do PCdoB, realizada em São Paulo nos dias 31 de março e 1º de abril, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), presidente do PCdoB no Ceará, concedeu entrevista ao Vermelho/CE. Patinhas falou sobre a expectativa do Partido para as eleições deste ano.

Além de aprovar o documento sobre os 90 anos do PCdoB, a reunião tratou também do projeto eleitoral do Partido para 2012. Os comunistas ratificaram o desejo de concorrer em diversas prefeituras do país, principalmente apoiar as candidaturas nas nove capitais onde o PCdoB terá candidato. Em Fortaleza, o partido apresenta o nome de Inácio Arruda para a disputa.

“Através das análises que fizemos, chegamos à conclusão de que o Partido tem possibilidades de alcançar grandes êxitos na batalha de 2012, pelas lideranças expressivas que estamos apresentando, com condições de disputar e vencer as eleições”, considera Patinhas.

O PCdoB irá apresentar candidatos que disputarão as eleições em nove capitais brasileiras, dentre elas Fortaleza. “O nome de Inácio Arruda foi apresentado como pré-candidato desde novembro de 2011. Ele surge como uma das mais destacadas lideranças do PCdoB não só no Ceará, mas no Brasil, e sua candidatura é vista com entusiasmo pelo Comitê Central”, reforça.

“Inácio surgiu como liderança popular e sua trajetória é intimamente ligada aos anseios do povo, na luta por uma cidade melhor para todos. Sua história se agiganta após o ingresso na vida parlamentar. Já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e atualmente é Senador”, enumera Patinhas que destaca ainda que Inácio foi relator do Estatuto das Cidades, grande contribuição para o país. “Ele teve a capacidade de aglutinar as maiores cabeças do Brasil que pensam em reforma urbana e elaborou o avançado documento. Inácio é conhecedor profundo da cidade de Fortaleza, seus dilemas e gargalos. Estamos certos de que sua candidatura irá enriquecer muito o debate deste processo eleitoral”, considera.

O dirigente comunista ratifica ainda que o nome de Inácio Arruda desponta como líder em todas as pesquisas de opinião sobre a disputa à Prefeitura de Fortaleza. “Apresentamos esse cenário durante a reunião e o Comitê Central ficou bastante otimista em relação à candidatura do Partido em Fortaleza. A direção nacional do Partido está confiante na condução dos Comitês Estadual e Municipal acerca da campanha de Inácio, na forma correta de conduzir este processo em busca de alianças que criem efetivas condições de vitória”.

Demais cidades

Sobre as candidaturas nas demais capitais, Carlos Augusto informa que o Comitê Central também está otimista. “Apresentaremos candidatos altamente qualificados e com claras condições de vitória. Em todas elas os nomes se apresentam bem nas pesquisas e são lideranças já qualificadas para as disputas”, avalia.

Além de Fortaleza, o PCdoB terá candidatos em Porto Alegre (Manuela D’Ávila), São Paulo (Netinho de Paula), Salvador (Alice Portugal), Florianópolis (Angela Albino), Goiânia (Isaura Lemos), Aracaju (Jeferson Dutra), Macapá (Evandro Milhomem) e Teresina (Osmar Junior).

De acordo com o dirigente comunista, a orientação do Comitê Central do PCdoB é reforçar as candidaturas nas capitais com o objetivo de alcançar grandes vitórias. Além das candidaturas nas capitais, Patinhas reforça que o PCdoB também disputará eleição em prefeitura de grandes cidades como Olinda (PE) – que á tem marca forte da gestão dos comunistas –, Contagem (MG), Jundiaí (SP), Foz do Iguaçu (PR), Campina Grande (PB), Caxias do Sul (RS), Nova Iguaçu (RJ). “Aqui no Ceará, fora Fortaleza, também estamos apostando na reeleição de candidatos comunistas em duas das dez maiores cidades do Estado: Maranguape e Crateús”, cita. Além dessas duas cidades, o PCdoB também disputará eleição majoritária em cerca de 30 municípios cearenses.

Expectativa

“Após a apresentação do cenário político nacional, cresce a expectativa dos comunistas em torno das eleições deste ano. Podemos dizer que parte disto deve-se às lideranças expressivas que surgem como candidatos. Além disso, vivemos um clima favorável em relação ao governo Dilma e o PCdoB mostra-se respeitado, com forte influência nos movimentos sociais e através de sua postura no governo federal. Temos a marca de quem sabe aonde quer chegar”, considera Patinhas.

O dirigente comunista avalia ainda que 2012 poderá ser um ano decisivo para o PCdoB. “Poderemos colher neste ano o que plantamos em eleições anteriores, tanto nas disputas de prefeituras em 2008, onde apresentamos candidaturas em seis capitais, como em 2010, quando fomos o quarto partido com maior votação no Senado. Temos grande potencial para candidaturas majoritárias e percebemos que este ano pode ser a nossa vez”.

Mas para alcançar grande êxito nestas eleições, Patinhas destaca a importância dos aliados e das coligações. “Uma de nossas marcas é o relacionamento democrático com que tratamos as demais forças políticas do país. Não existe rejeição ao PCdoB nem indisposição para alianças. Temos boas perspectivas de alianças para as próximas eleições e estamos buscando construir, até o mês de junho, uma coligação que nos fortaleça ainda mais”, analisa.

Fazendo um balanço da reunião, Patinhas considera: “O encontro nos deixou satisfeitos pelo calor humano que sentimos dos membros do Comitê Central. A candidatura de Inácio foi exaltada como uma das prioridades do Partido para este ano, foi recebida com vibração e confiança, e a nossa expectativa agora é o envolvimento da militância em torno do seu nome. A direção do Partido demonstrou confiança nos Comitês Estadual e Municipal na condução da campanha majoritária e avalia que estamos construindo politicamente um caminho de boas alianças em torno desta candidatura”.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Leia também:

PCdoB: Direção Nacional aprova documento sobre 90 anos do Partido