Sem categoria

Colômbia: após libertação das Farc, país retoma atividade militar

O Exército colombiano retomará nesta terça-feira (3) as ações militares no país, depois de cumprida a libertação unilateral de 10 policiais e militares por parte das Forças Armadas Colombianas (Farc).

Dessa maneira, a área onde foram suspensas as ações militares desde domingo (1º) para a realização desse processo, voltarão a ser militarizadas nesta terça-feira (3). Esse foi o estabelecido em um protocolo aprovado pelos coordenadores e testemunhas da operação humanitária.

Leia também:

Farc libertam últimos prisioneiros na Colômbia

Governo colombiano anuncia morte de mais seis guerrilheiros

Integração da AL passa por pacificação da Colômbia

Farc: Paz tem que rimar com soberania e justiça social

A libertação dos 10 uniformizados por parte das Farc – previstas para ocorrer em duas etapas – se concretizaram em apenas uma. O governo colombiano continuará a ofensiva contra a insurgência. Nos últimos dias as ações comandadas pelo presidente Juan Manuel Santos deixou uma elevada cota de colombianos mortos.

A Colômbia passará assim do júbilo por essas libertações à crua realidade da guerra, que tende a se intensificar apesar dos clamores dentro e fora do país para que seja encontrada uma solução política que permita encontrar o caminho para a paz.

Os libertados chegaram a Villavicencio (Meta) em um helicóptero facilitado pelo Governo do Brasil para o processo, encabeçado pela ex-senadora Piedad Córdoba, líder do movimento civil Colombianos e Colombianas pela Paz, e com apoio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Eles receberam atenção primária em Villavicencio e foram transportados a Bogotá para uma avaliação de maior rigor.

Estes são os militares libertados: Luis Arturo Arcia, Robinson Salcedo, Luis Afredo Moreno e Luis Alfonso Beltrán, assim como os policiais César Augusto Forero, José Libardo, Jorge Trujillo, Jorge Romero, Carlos Duarte e Wilson Rojas.

Com informações da Prensa Latina