Sem categoria

Correa nega isolamento do Equador por não participar de Cúpula

O presidente equatoriano, Rafael Correa, rechaçou que sua ausência na 6ª Cúpula das Américas signifique que o país ficará isolado e considerou que ainda que dolorosa, a decisão foi a correta.

Durante um diálogo com jornalistas em Guayaquil, o chefe de Estado mostrou-se em desacordo com os critérios que alegam que a presença na Cúpula era a ocasião propícia para expor ou dialogar sobre a exclusão de Cuba de cúpulas hemisféricas.

Leia também:

Correa: enquanto for presidente não irei a Cúpula sem Cuba

Alba defende que Cúpula das Américas exija fim do bloqueio a Cuba
 

Recordou que há três anos, tendo em vista a 5ª Cúpula desenvolvida em Trinidad e Tobago, escutou os mesmos argumentos de que era o melhor foro para denunciar a exclusão de Cuba.

"Revisem minha intervenção: disse-se que [aquela] devia ser a última Cúpula sem Cuba, e não nos fazem o mais mínimo caso", recordou Correa.

Reiterou que não quis causar problemas a seu homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, e lhe dói não visitar o vizinho país, mas "em algum momento tinha que começar a tomar estas decisões".

Do contrário, recalcou, "isto será o conto de nunca acabar e são contradições inadmissíveis, realmente inaceitáveis".

Questionou os avanços das Cúpulas das Américas precedentes e assegurou que acha que não vai perder "grande coisa" ao não assistir.

"Talvez o que mais vamos perder, disse, é a oportunidade de visitar novamente Colômbia – gente tão querida -, no pessoal não conheço Cartagena de Índias, que me dizem que é uma beleza; e ver a bons amigos que são os colegas presidentes da região".

"A mais disso acho que não perdemos muito", destacou.

Fonte: Prensa Latina