Miguel Silva: UVA celebra convênio com universidade colombiana

Por *Miguel Silva

 A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) firmou neste mês de março convênio para intercâmbio docente/discente com a Universidade Distrital Francisco José de Caldas (UDFJC), que fica em Bogotá (Colômbia). O intuito do intercâmbio é aproximar as duas instituições na perspectiva de que possam efetivamente, através de atividades acadêmicas de ensino e extensão, compartilharem ideias, caminhos e possibilidades docentes na prática educacional da educação-aprendizagem da Matemática, uma vez que o convênio firmado permite que estudantes das duas instituições, ligados aos Cursos de Licenciatura em Matemática, possam realizar um semestre letivo dos seus cursos de forma intercambiada, ou seja, os estudantes da UDFJC cursam um semestre na UVA e os estudantes da UVA, posteriormente, cursarão um semestre letivo na UDFJC.

Além disso, os estudantes deste intercâmbio deverão participar de um projeto de extensão durante o semestre que estiverem como visitantes. É importante lembrar também que, para cada grupo de estudantes, as duas instituições possibilitarão o acompanhamento de um professor dos seus respectivos cursos que desenvolva atividades na área de prática docente.

O convênio firmado agora é fruto de um diálogo estabelecido entre as duas instituições desde agosto de 2011. Durante este período, as duas instituições buscaram encontrar as melhores possibilidades para viabilizar este intercâmbio, cada uma assumindo papéis e responsabilidades recíprocas, para permitir que o convênio fosse efetivamente viabilizado. Para garantir todas as responsabilidades previstas neste convênio, cada instituição busca junto a órgãos de apoio e financiamento em seus países, apoio financeiro para viabilizar esta ação, que é muito importante na formação dos futuros professores de Matemática, tanto da Região Norte do Ceará, que estudam na UVA, quanto de Bogotá, que estudam na UDFJC.

Fui muito bem recebido por estudantes e professores da UDFJC e é grande a expectativa em relação ao intercâmbio. No prédio do Curso de Licenciatura da Educação Básica com ênfase em Matemática, apresentamos a estudantes e professores a estrutura acadêmica da UVA e do Curso de Licenciatura em Matemática. Mostramos também o currículo, as atividades de extensão, os programas institucionais e as atividades de pesquisa desenvolvidos no Curso de Licenciatura em Matemática da UVA. Visitamos escolas públicas que ficam em Bogotá e pudemos acompanhar algumas práticas docentes dos estudantes de graduação do Curso de Licenciatura da Educação Básica com ênfase em Matemática, além de dialogar com professores e coordenadores destas escolas.

Nos vários diálogos com professores e estudantes da UDFJC, com professores e estudantes das escolas públicas de Bogotá, percebemos muita similaridade nos desafios que estão postos à educação pública no Brasil e na Colômbia, e que este convênio para intercâmbio docente/discente pode ajudar a abrir caminhos para se encontrar possibilidades interessantes para vencer estes desafios.

De Sobral,
Miguel Silva (professor da UVA)