Sem categoria

PCdoB envia mensagem de saudação ao PC da Índia

Em mensagem de saudação enviada ao Partido Comunista da Índia, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e o secretário de Relações Internacionais do PCdoB, Ricardo Alemão Abreu, reafirmaram os laços fraternos entre o Partido Comunista do Brasil e o PC da Índia.

Os dirigentes brasileiros reforçaram ainda a relevância da 21º Congresso do Partido Comunista da Índia para a luta do povo da Índia. Leia abaixo a íntegra da mensagem:

São Paulo, 29 de março de 2012.

Estimados camaradas, delegados ao XXI Congresso do Partido Comunista da Índia, recebam o mais afetuoso e fraternal saudação do Partido Comunista do Brasil.

Estimados camaradas,

A realização de vosso congresso ocorre em um momento de grande transcendência política mundial. Vivemos uma época histórica de importantes transformações internacionais, e a marca deste período é a da transição, que se caracteriza pela crise no coração do sistema capitalista, um lento declínio dos Estados Unidos da América, e rápida ascensão de grandes países chamados em desenvolvimento.

Estes acontecimentos possuem importantes impactos na correlação de forças no mundo. A principal delas é a aceleração da tendência à multipolaridade nos planos político e econômico. No entanto, esta tendência não representa por si, um mundo mais harmonioso, ao contrario, em um contexto de profunda crise do sistema capitalista, a tendência é a intensificação dos conflitos, e de agressões do imperialismo aos povos ao redor do mundo.

É neste contexto que acompanhamos a redefinição do papel da Otan no cenário internacional, com uma nova orientação estratégica que busca ampliar sua área de atuação para servir de contenção às tendências de mudança no cenário internacional.

Ao mesmo tempo o imperialismo instrumentaliza o discurso de defesa dos direitos humanos para a realização de agressões a povos e nações, como na Líbia e na Síria, além das constantes ameaças ao Irã, à Coréia do Norte, à Venezuela bolivariana e à Cuba socialista. A defesa da paz e do direito ao desenvolvimento nacional tornam-se bandeiras estratégicas e de grande relevância para os povos do mundo.

Estimados camaradas do Partido Comunista da Índia,

A crise vivida no centro do capitalismo mundial, os EUA, iniciada em 2008 e que vem se alastrando pela União Européia e Japão tem provocado graves problemas aos trabalhadores e aos povos destes países.

Os banqueiros, apoiados pelos governantes destes países buscam repassar aos trabalhadores os custos da crise econômica. Para tal, empregam políticas de ataque aos direitos dos trabalhadores, à economia e à soberania destes países.

Dentro deste cenário, nossa região, a América Latina vive um contexto de avanços da luta democrática e antiimperialista. As forças progressistas de nosso continente têm conseguido alcançar importantes vitórias dando origem a um ciclo progressista, democrático e popular, que prioriza a integração latino-americana como forma de lutar contra a hegemonia estadunidense na região. A luta pelo combate às desigualdades e assimetrias econômicas e sociais, e a defesa de uma integração solidária são marcas deste processo.

Camaradas delegados aos XXI Congresso do Partido Comunista da Índia,

Nosso partido, o PCdoB, acaba de completar seus 90 anos de existência, reafirmando a bandeira em defesa da emancipação nacional, dos direitos dos trabalhadores e do socialismo no Brasil. Na atualidade apoiamos e participamos do governo da presidenta Dilma Rousseff, contribuindo para o fortalecimento da soberania nacional e da democratização do país, para um maior desenvolvimento econômico, para valorizar o trabalho e promover uma maior justiça social.

Estimados camaradas,

Não há duvidas o século 21 inicia-se com intensas lutas, demonstrando os limites do capitalismo e a necessidade história da construção do socialismo. A vigência, em cada país, de um Partido Comunista forte e ligado às massas é uma exigência de nossa época.

Estamos certos de que os debates e as resoluções de vosso Congresso irão contribuir para uma nova conjuntura política na Índia, para o acumulo de forças e a conquista de maior representação nacional. Estamos seguros de que o XXI Congresso do Partido Comunista da Índia será um acontecimento de grande relevância para a luta do povo da Índia.

Reafirmamos uma vez mais a admiração e a amizade do PCdoB com o Partido Comunista da Índia.

Que viva o XXI Congresso do PCI!

Que viva a amizade entre os povos da Índia e do Brasil!

Que viva a amizade entre o PCI e o PCdoB!

Fraternalmente

Renato Rabelo
Presidente Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Ricardo Alemão Abreu
Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)