Sem categoria

Audiência na Câmara vai apurar denúncias contra McDonald´s

A rede McDonald´s no Brasil volta a ser tema de debate na Câmara dos Deputados em função das denúncias de política salarial e jornada de trabalho análogos à escravidão. O debate, que será realizado nesta quinta-feira (12) na Comissão de Trabalho, vai reunir representantes do Poder Judiciário, do movimento sindical e da empresa Arcos Dourados (detentora da marca McDonald´s na América Latina).

O deputado Sabino Castelo Branco (PTB-AM), que propôs o debater, disse ter recebido denúncias de que a empresa vem adotando a chamada jornada móvel e variada de trabalho, na qual o trabalhador que não está em atividade na loja, nos momentos em que a demanda é menor, tem seu salário reduzido por estar em disponibilidade.

“Com isso, ocorrem situações em que o trabalhador recebe menos que o salário mínimo mensal, em clara ofensa à Constituição”, afirma.

O requerimento à Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados foi motivado pelo vídeo ‘Uma Jornada Criminosa’, que circula na internet, com denúncias contra o McDonald´s, por praticar uma política salarial abusiva, com fraude a lei, e como vitima os milhares de jovens que trabalham na rede em todo o Brasil.

A Comissão vai apurar e investigar as denúncias que foram feitas pelos próprios funcionários da rede McDonald´s. Eles denunciam jornada de trabalho excessiva, maus tratos, contratação de menores, alimentação diária inadequada e a chamada jornada móvel e variável que a empresa adota em todo o País, ou seja, o funcionário fica à disposição da empresa por 44 horas semanais, mas só recebe pela hora trabalhada. No final do mês este salário é muito inferior ao salário mínimo do País.

De Brasília
Com agências