PCdoB/PE prepara Conferência sobre a Mulher e divulga normas

Considerada pelo PCdoB – Partido Comunista do Brasil como prioritária, a questão de gênero será tema de debates nas conferências estaduais que o Partido promoverá em todo o Brasil, preparatórias à 2ª Conferência Nacional sobre a Emancipação da Mulher que acontece nos dias 18 a 20 de maio, em Brasília (DF). Em Pernambuco, as plenárias municipais preparatórias à 2ª Conferência Estadual, a ser realizada no dia 5 de maio, acontecem durante todo o mês de abril.

A Comissão Organizadora definiu como prioridade 32 municípios no esforço de mobilização para a etapa estadual da Conferência, que deve envolver os 108 municípios onde o Partido está organizado em Pernambuco. Apenas no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, a meta é mobilizar mais de 1.300 militantes. De acordo com a Secretária da Mulher do Comitê estadual do PCdoB, Laudijane Domingos, a Conferência deverá ser amplamente divulgada entre os militantes e filiados, que devem receber, inclusive, convocação por escrito. “Acreditamos que deve ser estimulado o amplo acesso de filiados às discussões e deliberações, assim como convidar amigos e simpatizantes do Partido a participar das discussões”, avaliou.

No processo de debates da 2ª Conferência deve ser feito um balanço do período decorrido desde a 1ª Conferência, tomando por base o documento de 2007, para que sejam avaliados os avanços e onde pode se avançar mais. Ao mesmo tempo, o Partido pretende chegar à 2ª Conferência com um documento que contemple a nova realidade brasileira e o Projeto Nacional de Desenvolvimento.

Ocupando espaços

A Secretária da Mulher Laudijane Domingos chama a atenção para o fato de o PCdoB ser hoje referência entre os demais partidos haja vista possuir, proporcionalmente, a maior bancada feminina na Câmara dos Deputados. Ela destacou também a ampliação dos espaços ocupados pelas mulheres no âmbito partidário. “Conquistamos a eleição de no mínimo 30% de mulheres para as direções dos Comitês Estaduais e do Distrito Federal, e nos Comitês Municipais das Capitais”, afirmou.

“Os Comitês Municipais e os Comitês Auxiliares devem criar condições progressivas no mesmo sentido, aplicando o preceito de sempre uma mulher a mais, nunca uma a menos, tendo como meta os 30% de mulheres, extensivo à composição dos órgãos executivos dos comitês e bases”, defendeu.

Eleições 2012

As eleições municipais de 2012 são lembradas pela dirigente como ocasião ideal para o aprofundamento do debate e da conscientização sobre o maior protagonismo político-partidário das mulheres. “A emancipação feminina é um assunto a ser colocado na ordem do dia tendo em perspectiva as eleições de 2012 e a necessidade de ampliação do número de candidatas comunistas”.

Mobilização na capital

“A meta do Comitê Municipal do Partido no Recife é mobilizar 500 militantes em sete plenárias preparatórias e na plenária final, que acontece no dia 28 de abril, na Unicap – Universidade Católica Pernambuco" , disse Inamara Mélo, secretária da Mulher e de Comunicação do Comitê Municipal do Recife. Ela também defende que todo o Partido esteja coeso e determinado a garantir o êxito dos debates em torno da 2ª Conferência do PCdoB sobre a Questão da Mulher, o que significa tornar a realização da conferência uma tarefa de todo o partido, com a participação de no mínimo 30% de homens.

Clique nos links abaixo e leia os documentos base das conferências nacional e estadual (PE)

Normatização da 2ª Plenária Estadual do PCdoB sobre a Emancipação da Mulher e das Plenárias Municipais em Pernambuco

Documento Base da 2ª Conferência Nacional sobre a Emancipação da Mulher

www.vermelho.org.br/noticia.php

Fonte Site de Luciano Siqueira