João Ananias: “Programa do MS é aliado na luta contra o câncer”

Garantir a qualidade dos exames de mamografias, procedimento fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa é a proposta do Programa Nacional de Qualidade em Mamografias (PNQM), do Ministério da Saúde (MS). Uma Portaria do MS determina que hospitais e clínicas públicas e privadas, que realizam esse tipo de exame, adotem o programa.

Na tribuna da Câmara, o deputado federal João Ananias (PCdoB) ressaltou a importância da iniciativa do MS, uma vez que ainda é alta a taxa de mortalidade por câncer de mama no País. Ele destacou ainda que o programa é um aliado na luta contra o câncer de mama. Segundo o INCA, 52.680 casos novos deverão ser registrados este ano. “ Não poderia ser outra a postura do Ministério da Saúde, tendo à frente nosso competente Ministro Padilha” .

De acordo com o programa, o monitoramento será realizado por um comitê formado por representantes do Ministério, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e de sociedades médicas. Os planos de saúde também terão que obrigatoriamente se adequar à norma, contratando somente prestadores que estejam de acordo com o programa.


Discurso na íntegra

Venho hoje à Tribuna desta Casa para destacar a Portaria 530 publicada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, determinando a hospitais e clínicas públicas ou privadas conveniadas, que realizam mamografias, para que adotem o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM). O objetivo é garantir qualidade nesses exames, fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama, aquele que mais comum entre as brasileiras.

Serão avaliadas as imagens, o laudo médico, a capacitação dos profissionais de saúde e a taxa de detecção de câncer de mama pelo exame. O monitoramento será realizado por um comitê formado por representantes do Ministério, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e de sociedades médicas.

Os planos de saúde também terão que obrigatoriamente se adequar à norma, contratando somente prestadores que estejam de acordo com o programa.

Em se tratando do câncer de mama, está corretíssima a atitude do Ministério da Saúde, levando-se em conta a epidemiologia da doença. Segundo o INCA, teremos 52.680 casos novos este ano, e ainda temos uma alta taxa de mortalidade pelo câncer de mama no Brasil. Não poderia ser outra a postura do Ministério da Saúde, tendo à frente nosso competente Ministro Padilha.

Concluo minha fala parabenizando o Ministro Alexandre Padilha e em seu nome, a toda sua equipe, que marca importante tento nessa luta contra o câncer de mama no Brasil.

Era só Sr. Presidente.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE)