Hoje: debate entre pré-candidatos à reitoria da UFPI

A ADUFPI e o DCE/UFPI, realizarão nesta quinta-feira (12), às 16 horas, no auditório Afonso Sena (CCN/UFPI).

A ADUFPI e o DCE/UFPI, entidades que congregam os professores e estudantes da UFPI, respectivamente realizarão nesta quinta-feira (12), às 16 horas, no auditório Afonso Sena (CCN/UFPI), o primeiro de uma série de debates com os pré-candidatos à reitoria da Universidade Federal do Piauí.

Segundo o presidente da ADUFPI, Mário Ângelo, “os debates ajudam a esclarecer a comunidade acadêmica e a sociedade piauiense sobre o posicionamento dos pré-candidatos acerca da atualidade da UFPI, permitindo a formação de uma opinião sobre a capacidade de cada um deles para assumir o cargo".

O Coordenador do DCE, Cássio Borges, explica que o tema escolhido para o primeiro debate é Democracia e Universidade. "Achamos que na raiz da maioria dos problemas que a UFPI enfrenta, atualmente, está a falta de diálogo e de liberdade. A comunidade universitária deseja saber como é que os pré-candidatos vêem esta problemática", disse.

Estão convidados os pré-candidatos Edwar de Alencar Castelo Branco, José Arimatéia Dantas Lopes e Kilpatrick Müller Bernardo Campelo, com seus respectivos companheiros de chapa. A expectativa da ADUFPI e do DCE/UFPI é de que todos os pré-candidatos compareçam. "faltar a um debate seria desrespeitar a comunidade", disse Cássio Borges

Observadores externos

Como forma de garantir a presença de observadores externos, as entidades convocaram a OAB e o Sindicato dos jornalistas para coordenarem o debate, inclusive indicando o mediador. O presidente do SINJOR, José Olímpio, compareceu à reunião que discutiu as regras do debate, na última quarta feira. O presidente da ADUFPI informou, ainda, que as regras dos debates permitem que os pré-candidatos "discutam idéias e não pessoas. É permitida a crítica às gestões, desde que não caracterizem ataques pessoais".

A expectativa dos organizadores é de que um grande público se faça presente a este primeiro debate entre as chapas que pretendem disputar a reitoria.

Fonte: www.acessepiaui.com.br