Petrolífera mexicana processa companhias estadunidenses
A empresa petrolífera Petróleos Mexicanos (PEMEX) levou a uma corte federal estadunidense uma nova demanda, com a qual pretende juntar outras seis companhias desse país a um processo pelo uso de gás natural condensado roubado pelo crime organizado.
Publicado 12/04/2012 18:37
"Esta demanda exige uma indenização de até US$ 300 milhões", publica nesta quinta-feria (12) o diário mexicano La Jornada.
A nova demanda levada à Corte Federal do Distrito Sudeste do Texas pela PEMEX acrescenta novas companhias, como Conoco Phillips, Marathon Petroleum, Sunoco Partners e duas filiadas à Shell, além da FR Midstream Transport.
Só nos dois primeiros meses deste ano, a empresa mexicana registrou perdas de 589.344 barris pelo roubo de hidrocarbonetos de sua rede nacional de distribuição, segundo a fonte.
Cinco executivos de diferentes empresas do Texas já foram declarados culpados por comprar com conhecimento o petróleo roubado.
A PEMEX reconhece que algumas dessas companhias podem não saber que o produto utilizado foi roubado por mafias mexicanas da droga e revendido aos Estados Unidos, mas mesmo assim são responsáveis, sustenta.
México e Estados Unidos começaram a pesquisar em conjunto o roubo a partir de 2007, depois que as autoridades mexicanas notificaram o Escritório de Imigração e Alfândega que parte do petróleo roubado em oleodutos da PEMEX era levado ao Texas.
Fonte: Prensa Latina