Sem categoria

Conselho de Segurança vai enviar observadores à Síria

O Conselho de Segurança da ONU prepara, nesta sexta-feira (13), uma resolução eu autorize o envio de observadores à Síria para monitorar a evolução da situação frente ao cessar fogo iniciado na quinta-feira (12) pelo governo.

A presença dessa missão no país foi solicitada pelo secretário geral da ONU, Koffi Annan, após o início da execução de um plano de seis pontos acordados com Damasco para colocar fim ao conflito.

Leia também:

Síria: ataque de terroristas viola cessar fogo proposto por Annan

Forças sírias respeitam cessar fogo; Turquia aciona Otan
 

O tema tem o amplo respaldo de diferentes países chaves no tratamento do problema, em particular Estados Unidos, Rússia e China, membros permanentes do Conselho de Segurança, além do próprio governo sírio.

Em declarações aos jornalistas na sede da ONU em Nova York, o embaixador da Síria, Bashar Jaafari, reiterou o apoio de seu governo ao envio dos observadores, medida que foi acordada entre Damasco e Annan.

Detalhou que as autoridades sírias e a ONU “analisam os pontos finais dos aspectos técnicos relacionados com o desenvolvimento” da missão “uma vez terminada a violência”.

Os primeiros contatos a respeito foram realizados na semana passada, quando o chefe da equipe, general noruego Robert Mood, conversou na capital síria sobre os preparativos técnicos para a chegada de observadores.

Fontes diplomáticas na ONU disseram que a discussão no Conselho de Segurança trabalha com a possibilidade de um grupo de 30 integrantes nos momentos iniciais, todos desarmados.

Para Ban Ki-moon, a presença dos observadores abrirá as portas para o começo de um diálogo político sério ara resolver as preocupações e aspirações do povo sírio.

Fonte: Prensa Latina
Tradução: da Redação do Vermelho,
Vanessa Silva