Artesanato: Projeto beneficia mulheres presidiárias ceearenses

Começou na última semana, no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, o projeto Fabricando Oportunidades, uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com a Secretaria de Justiça do Estado do Ceará (Sejus), que pretende beneficiar a população integrante do sistema carcerário feminino da cidade, através da divulgação e comercialização de produtos artesanais criados pelas mulheres.

O projeto propõe, por meio dessas ações, oferecer incentivo e apoio ao trabalho, contribuir com a reintegração social e com a remissão da pena das detentas. O depoimento do coordenador do Programa de Comercialização e Feiras da SDE, Sildácio Matos, amplia a iniciativa do projeto para o contexto social: "Fizemos uma visita a um dos presídios femininos e percebemos que essas mulheres têm uma auto-estima debilitada, por isso a importância da realização desse trabalho. Dessa forma, elas se sentem agentes e parte integrante da sociedade”, relatou.

A parceria conta com a participação de 38 detentas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), mas de acordo com Sildácio, este número será ampliado quando o projeto receber o seu devido aprimoramento. Todas estas mulheres terão, além do reconhecimento do trabalho, da valorização da auto-estima e do contato direto com o público, como forma de reintegração social, oportunidades de emprego fixo. "Vamos encaminhá-las ao balcão de empregos e colocá-las de novo dentro do mercado de trabalho”, disse o coordenador do projeto.

Promover a geração de renda é, também, uma das prioridades do projeto. Para isso, as mulheres se utilizam de diversas práticas do artesanato e produzem variados artigos que incluem o macramê, crochê, vagonite, patchwork e fuxico. O dinheiro arrecadado com as vendas dos produtos é reinvestido na compra da matéria-prima usada na produção e para utilitários de uso pessoal das presidiárias.

A comercialização desses produtos será feita nos locais disponibilizados pelo projeto, como o Lago Jacarey, Praça D. Deinha (Antônio Bezerra), Praça de Fátima (Avenida 13 de maio), Praça General Murilo Borges (BNB), Mercado São Sebastião, Praça Deputado Manoel Rodrigues (Igreja Redonda) e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com os dias e horários específicos, de acordo com a determinação de cada lugar.

Fonte: Adital