Sem categoria

Parlamentares defendem realização do 9º Seminário LGBT

Parlamentares de diversos partidos votaram a favor da proposta do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) de realização do 9º Seminário LGBT do Congresso Nacional, que este ano terá como lema “Todas as infâncias são esperança”. A proposta foi aprovada na Comissão de Educação e Cultura da Câmara e o evento será realizado em parceria com a Comissão de Direitos Humanos.

O evento, que este ano acontecerá no dia 15 de maio, trará especialistas em direito, psicologia, cultura, educação, sexualidade para debater a infância e adolescência de meninos e meninas que sofrem de bullying por não se enquadrarem nos papeis de gênero definidos pela sociedade.

“Nós temos de abrir a nossa consciência, discutir alternativas, aprofundar nosso diagnóstico e formular políticas para que possamos combater prevenir, e orientar para construir uma educação primada em defesa da diversidade, do respeito, da emancipação e, sobretudo, da autonomia dos seres humanos. Eu quero aqui reiterar: a proposição do deputado Jean Wyllys é necessária”, disse o deputado Paulo Rubem (PDT-PE).

Para a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) um seminário que traga à tona a discussão das questões referentes aos enquadramentos de papéis de gêneros impostos pela sociedade vem na direção de contribuir na luta contra a intolerância e o preconceito. “Não vamos deixar acontecer o que aconteceu com o projeto Escola sem Homofobia, quando um pequeno grupo de parlamentares distorceu e desqualificou todo o debate e pesquisa feita por profissionais respeitados”, disse.

O deputado Pedro Uczai (PT-SC), vice-presidente da Comissão de Educação, lembrou a pesquisa do "Ibope Inteligência" que identificou os três principais problemas da educação brasileira, entre os quais se encontra a violência e as drogas na escola. Para ele, o Congresso se recusar a abrir a discussão sobre as diferentes realidades de violência presentes no cotidiano escolar só contribui com essa estatística.

“Eu tenho filhos adolescentes e precisamos dialogar permanentemente numa relação de pluralidade, diversidade, respeito e de construção de relações de igualdade. Somente desconstruindo preconceitos e visões de mundo de mundo e de sociedade e de determinados valores presentes na escola é que vamos melhorar e diminuir a violência nas escolas. É o direito dos meus filhos é o direito dos nossos jovens construir democraticamente. O não direito é violentar ou discrminar o outro”, disse Uczai.

Wyllys reiterou a importância do seminário ao lembrar como o bullying pode levar à evasão escolar, colocando o adolescente ou a criança em situação de risco: "Essa perseguição sistemática de meninos e meninas que não se enquadram nos papeis de gênero definidos pela sociedade é praticado largamente nas escolas e tem levado crianças e adolescentes à depressão e até mesmo ao suicídio".

De Brasília
Com informações do Ass. Dep. Jean Wyllus