Secult comemora o Dia Nacional do Livro Infantil

Ler é fazer uma viagem à terra das aventuras, à terra da ciência, à terra dos sonhos, à nossa terra. E é com esse mote que a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, homenageando a diversidade da literatura e da cultura brasileira. A data, 18 de abril, é marco do nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato. O escritor criou aventuras com os costumes e lendas do folclore nacional.

Valorizando o livro e a literatura infantil a Secult, por meio da Biblioteca Governador Menezes Pimentel está com a programação voltada toda para as crianças com visitas guiadas, sala de leitura, contação de histórias, exposição das obras de Monteiro Lobato e o ônibus da biblioteca volante que circula pelas cidades do Ceará levando a arte e cultura para as crianças e adultos.

Sobre o Dia Nacional do Livro

O governo brasileiro criou em 1966, o Dia Nacional do Livro, que é o mesmo dia em que D. João VI criou a Biblioteca Nacional, 28 de outubro de 1810. Em 1980, através de decreto, a comemoração foi ampliada, criando-se a Semana Nacional do Livro que se estende de 23 a 29 de outubro.

Sobre Monteiro Lobato

José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).

Serviço

Dia Nacional do Livro Infantil

Local: Biblioteca Governador Menezes Pimentel
Horário de visitação: das 8h às 17h
Agendamento de visitas guiadas: 3101-2549 visita guiada

Fonte: Secult