Crise europeia e alto preço do petróleo ameaçam economia mundial

A economia mundial continua ameaçada pelos problemas de dívida na Europa e os elevados preços do petróleo, opinaram nesta quinta-feira (19) fontes especializadas.

De acordo com uma pesquisa dos principais institutos econômicos da Alemanha, a crise de confiança na zona da moeda comum representa um grande perigo no contexto atual.

Os organismos lembraram que, apesar da melhora de alguns indicadores, não se espera uma forte alta do crescimento nos próximos anos.

Para o relatório levaram-se em conta os institutos IFO, de Munique; o de Economia Mundial (IFW), da Universidade de Kiel; o de Estudos Econômicos de Halle (IWH) e o de Estudos Econômicos de Renânia Westfalia (RWI).

Por sua vez, o Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu que os elevados preços do petróleo, as tensões geopolíticas e os drásticos cortes efetuados por alguns países nas despesas públicas, podem ter resultados prejudiciais.

O organismo elevou seu prognóstico de crescimento global de 2012 e 2013 para 3,5 e 4,1%, respectivamente, ao mesmo tempo que apontou que os motores do avanço continuam sendo os países emergentes e em desenvolvimento.

Ainda que o reforço do fundo de resgate da Zona Euro e o relaxamento da política monetária tenham reduzido em 2011 a ameaça de uma forte desaceleração global, os problemas podem ressurgir se não forem reforçadas as medidas, alertou o FMI.

Fonte: Prensa Latina