Emancipação da mulher: AM mobiliza para conferência estadual

As plenárias municipais devem ocorrer até o dia 26 de abril. A etapa estadual da conferência acontece no dia 29 de abril, a partir das 9h, no auditório Senador João Bosco da Assembleia Legislativa do Amazonas. Pelo menos 2 mil pessoas já foram mobilizadas em Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Parintins e Tefé para discutir o assunto.

A emancipação da mulher é assunto recorrente dentro do PCdoB. Este ano, o assunto é tema de conferência nacional e estadual do partido. O foco deste ano será a ocupação dos espaços de poder, como direções partidárias, parlamento, entidades gerais, etc, aproveitando o contexto das eleições municipais.

A Conferência Nacional da Mulher acontece nos dias 18, 19 e 20 de maio, em Brasília. Segundo a secretária Nacional da Mulher do PCdoB, Liège Rocha, este é um encontro de todo o Partido — homens e mulheres comunistas — para abordar as questões das mulheres. Para isso, estão sendo realizadas plenárias municipais e estaduais em todo o Brasil.

No Amazonas, a etapa estadual da conferência acontece no dia 29 de abril, a partir das 9h, no auditório Senador João Bosco da Assembleia Legislativa do Amazonas (Escola do Legislativo). Pelo menos 2 mil pessoas já foram mobilizadas em Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Parintins e Tefé para discutir o assunto. As plenárias municipais devem ocorrer até o dia 26 de abril (quinta-feira) e eleger seus representantes.

“As eleições de 2012 são o palco principal para que as mulheres aproveitem os espaços que as eleições locais possibilitam e avancem em sua representação nas câmaras municipais e nas prefeituras”, afirma a secretária estadual de mulheres do PCdoB, Vanja Andréa.

Regras

Cada Comitê Municipal, Comitê Distrital e Coletivo Especial terá direito a (01) uma delegada (o), para cada três filiadas (os) reunidas em suas Plenárias. As delegadas e delegados deverão estar em dia com sua contribuição financeira nos termos do Artigo 9º do Estatuto partidário. Poderá haver convidadas e convidados a critério da Comissão Estadual Organizadora, com direito a voz.

As plenárias municipais devem ser organizadas pelas comissões locais, em consonância com o respectivo Comitê Estadual, e deverão conter no mínimo 30% e no máximo 50% de homens em sua composição.

A lista de delegados e delegadas deverá ser encaminhada à Comissão Estadual Organizadora da Conferência até às 23h do dia 27 de abril no endereço eletrônico [email protected].

Leia aqui o documento para subsidiar os debates. www.pcdob.org.br/noticia.php

Mais informações: 92 3342-6142 ou 92 3304-6451

De Manaus,
Mariane Cruz