Indígenas, quilombolas e camponeses fazem ato em Rodovia

Indígenas, quilombolas e camponeses fecharam nas primeiras horas desta quinta-feira (19) um trecho da Rodovia Belém-Brasília, a BR-010, na região de Tocantins. O protesto, que relembra o Dia do Índio, faz parte de uma série de atividades e mobilizações promovidas ao longo do mês.

De acordo com a imprensa local, o grupo critica a proposta, em tramitação no Congresso, que transfere para o Legislativo a demarcação de terras de povos tradicionais, e pede melhorias no atendimento à saúde desses grupos.

Em entrevista à imprensa, Laudovina Pereira, coordenadora do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), disse que o protesto será mantido até que os manifestantes consigam marcar uma reunião com representantes do governo federal ou do Ministério Público.

Eles aguardam manifestações da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Secretaria Especial da Saúde Indígena.

Segundo Pereira, os movimentos temem a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 215, que transfere do Executivo para o Legislativo a demarcação de terras indígenas, e ação direta de inconstitucionalidade (Adin) sobre o Decreto 4.887/2003, que regulamenta a titulação dos territórios quilombolas.

Com informações da Agência Brasil