Caixa Econômica Federal anuncia nova redução de juros

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira (20) uma nova redução de juros. A medida atinge juros tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. A justificativa da Caixa é que o banco está seguindo a redução da taxa Selic realizada pelo Copom na última quarta-feira, que passou de 9,75% para 9% , o menor patamar em dois anos.

"Com as novas reduções, a Caixa reafirma seu posicionamento de oferecer as melhores taxas de mercado e facilitar o acesso ao crédito a todos os cidadãos brasileiros", diz um comunicado distribuído pela empresa. Os novos porcentuais começam a valer na próxima segunda-feira (23).

A redução abrange três linhas para pessoas físicas (Consignado, CDC e veículos) e linhas para micros, pequenas e médias empresas.

A taxa do consignado para aposentados do INSS cai para uma faixa entre 0,75% ao mês (mínima) e 1,77% ao mês (máxima). A taxa mínima do CDC salário cai para 1,80% ao mês. No financiamento de veículos, a mínima recuou de 0,98% para 0,89%.

Micro, pequena e média empresa

O novo corte nas taxas de juros anunciado inclui também linhas para micro, pequenas e médias empresas. A operação de antecipação de recebíveis imobiliários Construgiro passa a ter uma taxa mínima de 0,97% ao mês e máxima de 1,46% ao mês, acrescidas de TR (taxa referencial). Essa linha é destinada às empresas de Construção Civil. Hoje, os porcentuais variam de 1,01% a 1,50% ao mês mais a TR.

A Caixa também destaca o juro menor nas operações de Capital de Giro parcelado, na linha denominada Crédito Especial Empresa, que tem garantia do Fundo Garantidor de Operações (FGO). As taxas mensais prefixadas, que estão hoje entre 1,47% e 2,69%, caem para 1,37% e 2,05%. As taxas pós-fixadas, que variam de 1,39% a 2,63%, recuam para a faixa entre 1,29% a 1,99%.

Com informações da CEF