Deputados vão debater Política de Inteligência Nacional

A Inteligência e os grandes eventos (Copa do Mundo, Olimpíadas, Copa das Confederações e Rio +20) e o que o Brasil considera, hoje, ameaça à soberania nacional. Os dois temas serão discutidos na audiência pública, na próxima terça-feira (24), que a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional (CCAI) realizará para discutir Política de Inteligência Nacional.

O anúncio foi feito pela presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que acumula a presidência da CCAI. O objetivo da audiência pública, segundo ela, é dar ao parlamento brasileiro uma leitura mais apropriada da visão de autoridades brasileiras e especialistas sobre sistema de Inteligência Nacional. A expectativa é que os debates possam fortalecer e estimular políticas públicas para a área de Inteligência Nacional.

Segundo Perpétua Almeida, o Congresso deve discutir com mais profundidade a questão da inteligência nacional. “Pesquisando nos arquivos da Casa, eu considero que o Congresso tem prestigiado pouco esse tema. Considero que a sociedade brasileira precisa saber se o Brasil está seguro e quais são as articulações que estão sendo feitas no sentido de garantir a segurança nacional”.

A CCAI é formada pelos presidentes das comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado e pelos líderes do governo e da minoria do Congresso Nacional. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), também são membros da Comissão de Inteligência.

Convidados

Participarão do debate o Comandante do Exército, Enzo Martins Peri; o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso; o Ministro-chefe do Gabinete da Segurança Institucional, general José Elito Carvalho Siqueira, o consultor Legislativo do Senado, Joanisval Brito Gonçalves e o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes.

Na segunda etapa da audiência pública, a Comissão convidou o ministro da Defesa, Celso Amorim; o diretor geral da Polícia Federal, Leandro Coimbra e o representante do Ministério Público de Minas Gerais, Denilson Feitosa.

De Brasília
Com informações da Com. Rel. Exteriores