Ministro argentino negocia investimentos da Petrobras para YPF

O ministro de Planejamento Federal, Investimento Público e Serviços da Argentina, Julio de Vido, chegou nesta sexta-feira (20) no Brasil para participar de reuniões com o ministro de Minas e Energia brasileiro, Edison Lobão, e com a presidente da Petrobras, Graça Foster, na sede do ministério em Brasília.

A reunião ocorre após a reestatização da petrolífera Argentina YPF e da decisão da província argentina de Neuquén de cancelar a concessão de exploração de três campos de petróleo – entre eles, um da Petrobras. A província decidiu pelo cancelamento alegando que a produção e os investimentos eram insuficientes.

Ao chegar para a reunião com Edison Lobão, o ministro argentino contou que conversou hoje cedo com o governador da província, Jorge Sapag, e disse que “as negociações estão bem encaminhadas”, sem entrar em detalhes e sem dizer se a província irá rever o decreto.

Além desse assunto, Julio de Vido deve tratar do aumento de investimentos da Petrobras em conjunto com a YPF, segundo informou o próprio ministro ao chegar em Brasília. A Petrobras vinha diminuindo a presença no país vizinho e, no ano passado, vendeu a refinaria de San Lorenzo e parte da rede de postos de gasolina que mantinha no país.

Reações

A decisão da Argentina de expropriar 51% do capital da petroleira YPF, controlada pela espanhola Repsol, fez o Parlamento Europeu se movimentar em direção a represálias. Segundo o jornal espanhol "El País", a maioria dos membros do Parlamento Europeu aprovou uma resolução que condena a atitude argentina. O texto recebeu 458 votos a favor, 71 contra e 16 abstenções.

Com agências