Brasil é principal aliado comercial do Uruguai, diz Mujica

O encontro do presidente José Mujica com a presidente brasileira, Dilma Rousseff, foi destaque também no noticiário uruguaio nesta semana. "Estas são as razões da viagem ao Brasil: discutir, trocar, negociar com sua senhora Presidente. E por que o Brasil? Porque é nosso principal cliente de importações e exportações", justificou Mujica.

Mujica viajou a Brasília, a capital do gigante sul-americano, em uma visita oficial relâmpago a Dilma Rousseff, de menos de 24 horas, que serviu como avanço importante quanto às relações comerciais e econômicas.

O chefe de Estado assegurou já no Uruguai, que o objetivo de sua reunião com a dirigente da vizinha nação foi conseguir o livre trânsito de mercadorias e pessoas tal como imaginava, disse, o "sonho Mercosul".

Para que este processo seja possível, Mujica estimou que "são necessários mercado e escala, investimentos que virão desde que exista mercado, quando haja possibilidade de mercado".

Luis Almagro, chanceler uruguaio, contou que ambos chefes de Estado conversaram sobre a 6º Cúpula das Américas, realizada em Cartagena de Índias, Colômbia, e concordaram que a agenda bilateral deve ser aprofundada, particularmente na integração energética.

A delegação uruguaia, acrescentou o servidor público, realizou gestões para melhorar o intercâmbio em matéria de certificação de alimentos, enquanto que o Brasil ofereceu os serviços da empresa de pesquisa industrial.

Fonte: Prensa Latina