Perpétua leva discussão sobre ferrovia Brasil-Peru para Congresso

O compromisso recíproco para a construção da Linha Ferroviária Transcontinental, que interliga Brasil e Peru a partir do Acre, foi tema do encontro, nesta quinta-feira (19), entre o embaixador peruano Jorge Medina e a deputada Perpétua Almeida (PCdoB) na Presidência da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Perpétua lembrou a “intensa luta política do Estado do Acre pela integração transfronteiriça com o eixo Vale do Juruá-Ucayali – uma meta que o governo brasileiro adotou como núcleo de sua política externa para efetivar a integração com os nossos vizinhos e irmãos latino-americanos”, disse ela. ”Porém, é essencialmente importante que os negócios formalizados entre Brasil e Peru aconteçam nos dois sentidos”, defendeu a deputada.

O embaixador Jorge Medina adiantou que o governo peruano mantém o esforço mútuo para concretizar o projeto. “Muito nos interessa que o intercâmbio seja breve, progressista e íntegro, como tem sido as relações com o seu país”, disse ele à deputada.

A integração fronteiriça nesses moldes está contemplada num Protocolo de Intenções a cooperação assinado pelos então presidentes Lula e Alejandro Toledo, em 2009, durante missão diplomática no Acre. O acordo, coordenada à época, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Edvaldo Magalhães, é retomado agora na tentativa de acelerar as obras.

Na próxima quarta-feira (25), autoridades dos dois países participam de reunião ampliada, em Cruzeiro do Sul (AC), organizada pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Para o encontro foram convidados representantes do setor produtivo, parlamentares, comerciantes, industriários, prefeitos e sociedade civil da região.

Apelo turístico e comercial

Em abril do ano passado, os governadores Tião Viana (Acre) e Jorge Velasques (Ucayali), durante ato em Rio Branco, expuseram o projeto a uma missão do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social) para tratar do financiamento dos estudos de viabilidade da conexão ferroviária.

A ferrovia tem um grande apelo turístico e, sobretudo, comercial. Ligará o Rio de Janeiro a Ucaially, passando por Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás Mato Grosso, Rondônia e Acre, cujos trechos por onde passarão os trilhos da ferrovia ficam entre Uruaçu (GO) e Vilhena (RO), numa extensão de 1.500 km, até chegar na divisa do Brasil com o Peru, passando por Porto Velho (RO), Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC).

A viabilidade comercial do intercâmbio Brasil-Peru a partir do Acre ficou comprovada com importação de produtos hortifrutigranjeiros – um volume de 24 toneladas – intermediada pela Assembleia Legislativa junto a empresários acreanos e peruanos.

Com informações da Com. Rel. Exteriores