Brigada solidária de 22 nações chega a Cuba

A Brigada Internacional "Primeiro de Maio", integrada por ativistas de 22 nações, chega nesta segunda-feira (23) a Cuba para participar nas celebrações do Dia dos Trabalhadores.

Um boletim emitido pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) assinala que nesta ocasião chegarão a Havana uns 260 brigadistas, procedentes de 22 países dos cinco continentes.

A delegação com maior número de participantes é a de Chile com 40 integrantes, seguida da Nigéria (38), Brasil (37); e Peru e Reino Unido com 28 e 20 ativistas, respetivamente.

Os visitantes se hospedarão no Acampamento Internacional Julio Antonio Mella, localizado no município Caimito, província Artemisa, e estarão na ilha até o 5 de maio.

Durante sua estadia em Cuba, os brigadistas participarão no ato central pelo Dia Internacional dos Trabalhadores e realizarão jornadas de trabalho voluntário que compreenderão ações produtivas agrícolas.

Segundo o ICAP, também dialogarão com familiares dos cinco cubanos, condenados injustamente nos Estados Unidos há mais de 13 anos.

Personalidades e organizações mundiais defenderam os Cinco Patriotas, como são conhecidos internacionalmente, que só vigiavam atividades extremistas de grupos violentos de origem cubana na Flórida, para alertar a seu país de ações terroristas.

Em 2 de maio os ativistas assistirão junto a outras delegações estrangeiras o tradicional Encontro de Solidariedade que a cada ano organiza a Central de Trabalhadores de Cuba, no Palácio das Convenções de Havana.

Fonte: Prensa Latina