Ministro  Aldo Rebelo visita obras da Copa em Fortaleza

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, esteve em Fortaleza na manhã desta segunda-feira (23) para visitar o estádio Castelão. Rebelo, acompanhado pelo secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa e pelo secretário do Esporte do Estado do Ceará, Gony Arruda, pôde conferir de perto o andamento das obras que, segundo dados do consórcio responsável, chegam a 63,47% de execução.

Após percorrer toda a arena em construção, o ministro concedeu entrevista coletiva à imprensa, na qual elogiou o empenho mostrado por Fortaleza como cidade sede e falou sobre possíveis problemas de estrutura para a Copa do Mundo no Brasil e o caso envolvendo a construtora Delta.

O trabalho no Ceará marcha de acordo com nossas expectativas. A cidade de Fortaleza é um exemplo de determinação, competência e força. Todos estamos muito satisfeitos com o andamento dentro do planejado que encontramos no estádio Castelão", ressaltou Rebelo.

Para o ministro, o Estado tem respondido bem ao desafio de sediar o maior evento esportivo do mundo. Dentre muitos elogios ao trabalho visto no Castelão, Aldo Rebelo disse que a arena não se trata apenas de palco esportivo, mas de um "espaço público privilegiado", patrimônio de Fortaleza.

"Esta cidade realizou coisas mais difíceis e mais importantes do que a Copa do Mundo. O Brasil conta com feitos maiores. Fortaleza, com toda a sua história e patrimônio, não pode ter medo de um evento como este", afirmou.

Aeroportos

Outro assunto levantado durante a coletiva no estádio Castelão foi a preocupação do governo federal com a falta de estrutura dos aeroportos brasileiros. De imediato, o ministro respondeu que o assunto não deve ser causa tanta dor de cabeça assim.

"Não há previsão de problemas no transporte aéreo durante a Copa do Mundo. O que tivemos nos últimos tempos foi uma demanda subestimada no número de voos. Teremos uma redução significativa com brasileiros que devem preferir ficar em seus Estados durante o evento, diminuindo a procura por voos no período", explicou.

Aldo Rebelo afirmou que a necessidade de obras nos aeroportos não vão se tornar vigentes apenas pela preparação do país para receber a Copa de 2014. Para o ministro, todos os problemas nestes espaços devem ser resolvidos para o melhor funcionamento do local no dia a dia.

"Questões de logística e de funcionamento devem ser resolvidas de imediato pelos aeroportos, não precisa esperar uma Copa do Mundo para se dar um jeito no que está errado", enfatizou.

Caso Delta

Sobre a construtora Delta, que deixou o consórcio responsável pela reforma do Maracanã, Rebelo foi sucinto e preferiu não estender-se em resposta aos jornalistas.

"A empresa ainda não repassou o que devia pela obra. O Congresso está instalando uma CPI e esperamos pelo andamento das investigações sobre o caso. Isto é uma questão contratual, onde a Delta responde pelas ações que tomou. Prefeitura e Estado não devem ser culpados por isso", defendeu.

A construtora está sob suspeitas de ligações com o contraventor Carlinhos Cachoeira, que responde por escândalos de corrupção. Na semana passada, a empresa deixou de repassar R$ 6 milhões equivalentos à sua participação nas obras da arena carioca, onde tem participação de 30% no consórcio que atua na reforma.

A Delta foi recentemente contratada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza para realizar as obras para mobilidade urbana na cidade sede, como as obras dos túneis na Via Expressa.

Fonte: O Povo online