Chico Lopes comemora redução dos juros mas alerta consumidores

“A redução dos juros é uma grande vitória, mas o consumidor precisa estar atento”. A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), integrante da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, em referência à diminuição dos juros, determinada pelo Banco Central, com efeitos sobre os principais bancos brasileiros, que anunciaram cortes nas taxas cobradas aos consumidores.

“Há muito tempo estamos defendendo a redução dos juros, uma grande bandeira do PCdoB, como ação fundamental para o próprio desenvolvimento do País”, destaca Lopes.

“Sempre alertamos que o Brasil não pode continuar isolado como um dos países de juros mais altos em todo o mundo. Juros mais baixos favorecem a indústria nacional, o mercado interno,que foi nosso remédio contra as crises econômicas, o emprego e o salário do trabalhador”, justifica o deputado.

“A presidente Dilma e o Banco Central acertam ao indicar esse caminho, dos juros mais baixos. É uma decisão de governo, que merece aplausos por parte dos cidadãos e de nós, parlamentares. Precisamos manter a mobilização para que os juros continuem caindo”, acrescenta Chico Lopes.

Defesa do consumidor

Lopes destaca também a importância do tema para a defesa do consumidor, bem como a necessidade de atenção e cuidado, diante das fortes campanhas publicitárias que vêm sendo feitas pelos bancos a partir da redução dos juros.

“É positivo que os bancos, a partir do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, reduzam suas taxas de juros e informem isso ao consumidor. Mas é preciso atenção para garantir que o benefício realmente chegue na ponta,ou seja, que taxas de juros mais baixas sejam realidade, na prática, no dia-a-dia do consumidor, em financiamentos e produtos como cartão de crédito e cheque especial”, alerta Chico Lopes.

“Temos exemplos de bancos que estão anunciando grandes cortes nas suas taxas de juros, mas, quando se vai pra boca do caixa, pra ponta do lápis, só garantem isso para certos clientes, que têm mais relacionamento com o banco. Outros estão exigindo que os consumidores usem o cheque especial por dois meses, para só então ter direito a pagar uma taxa menor”, aponta, citando matérias recentes publicadas pela imprensa.

“O consumidor precisa estar atento. Ir ao banco, conferir todos os detalhes com o gerente, não ter medo de perguntar. Precisa garantir que o benefício que está sendo concedido pelo governo seja respeitado pelos bancos. Na Comissão de Defesa do Consumidor, estamos reforçando essa cobrança, inclusive com uma nova audiência pública para discutir as tarifas bancárias”, afirma Chico.

“Apesar da propaganda dos bancos, é preciso cuidado para não reforçar a tentação do consumo não planejado. O consumidor precisa usar a redução dos juros a seu favor e aproveitar, por exemplo, para renegociar dívidas e limpar seu nome, ou para financiar com juros menores aquilo de que ele realmente precisa”.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB-CE)