Prefeito debate experiência da administração municipal de Aracaju

Depois de recolher a contribuição de especialistas e estudiosos sobre os problemas urbanos, o Ciclo de Debates sobre Cidades, promovido pelo Comitê Municipal do PCdoB em Salvador, vai ouvir agora quem conhece a questão de forma mais empírica. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), é o convidado do encontro que acontece no dia 3 de maio, às 18h30, no Hotel Porto Bello, em Ondina, e vai falar sobre a gestão exitosa à frente da capital sergipana.

O evento será um passo importante para o partido, que está debatendo com diversos setores da sociedade a fim de recolher contribuições para a construção de um programa de governo para a pré-candidata à Prefeitura de Salvador, Alice Portugal. “É preciso buscar experiências bem sucedidas para apontar novos rumos e “implantar soluções para a cidade de Salvador nos seus principais problemas do dia a dia como segurança, saúde, mobilidade urbana e geração de emprego e renda”, afirmou Alice.

A experiência de gestão de Aracaju é reconhecida em todo o Brasil como uma gestão que combinou eficiência com democracia e participação popular. “Então, nós temos um prefeito comunista em seu segundo mandato, muito bem avaliado pela população, o que para nós é uma referência para que se desenvolvam gestões com caráter semelhante, levando em conta as particularidades de cada município”, ressaltou o presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo.

A visita do gestor sergipano trará também muitas outras contribuições para o PCdoB de Salvador. “Um dos aspectos positivos de Aracaju, é o funcionamento de todos os fóruns de participação popular, como os conselhos, que João Henrique emperrou aqui em sua gestão. Aracaju tem uma rica experiência em participação popular nas grandes decisões da cidade. Esta é uma coisa que com certeza Salvador precisa conhecer”.

“Além disso, Aracaju conseguiu sanear as contas públicas. É uma cidade que consegue sobreviver sem a dependência crônica dos governos estadual e federal. Conseguiu o equilíbrio fiscal e esta é uma das coisas mais importantes para uma cidade, saber como se viabilizar para fazer investimentos na coleta de lixo, educação, saúde, segurança. Outra coisa muito importante também é que é uma gestão muito afinada com o governo do estado, mas totalmente autônoma. O que é diferente da época do carlismo, onde se tinha afinidade, mas sem autonomia”, acrescentou Galindo.

De Salvador,
Eliane Costa.