Comunicação Universitária recebe homenagens da CMN

 

Na próxima quinta-feira, 26 de abril, a Câmara Municipal de Natal (CMN) realiza uma Sessão Solene em celebração aos 40 anos da TV Universitária (TVU), aos 50 anos da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) e aos 50 anos do Curso de Comunicação Social da UFRN.

A homenagem foi proposta pelo vereador George Câmara (PCdoB) e ocorre às 18 horas no plenário da Casa legislativa. São esperadas as presenças da reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz e de representantes da Superintendência de Comunicação (COMUNICA), Agência de Comunicação (AGECOM) e do Departamento de Comunicação Social (DECOM), além de estudantes e professores da UFRN.

O ano de 2012 representa um importante período de comemoração para Natal e para o Rio Grande do Norte. Isto porque estamos a celebrar a consolidação de três importantes organizações que contribuem, tanto para formar inúmeros profissionais, quanto para difundir conhecimento aos norte-rio-grandenses. De uma só vez, três instituições da UFRN ligadas à área da comunicação completam décadas de nascimento: O Curso de Comunicação Social e a Editora Universitária completando 50 anos e a TVU celebrando 40 anos de fundação.

Segundo o vereador George, a ideia da Sessão Solene é homenagear três importantes datas para a história da comunicação em nosso estado; fundamentais para o desenvolvimento da mesma área, mas também para o fortalecimento da ética e da democracia. Para ele, cada uma destas instituições tem colaborado intensamente para o desenvolvimento econômico e social da nossa terra: “O curso de comunicação social vem formando inúmeros profissionais com muita maestria e qualidade”.

De acordo com o parlamentar, a EDUFRN tem colaborado com a difusão da cultura e do conhecimento, além de proporcionar constante apoio e incentivo ao estudo e à pesquisa científica. A TVU tem concedido aos estudantes a oportunidade de estagiar e colocar suas ideias em ação. Sem falar na produção diária de conteúdos imparciais e gerar importantes debates através dos seus programas. “Cito como exemplo, o programa Grandes Temas que sempre traz à tona, discussões sobre temáticas de importante valor para nossa sociedade. Desta forma, se faz jus e necessária, prestarmos uma homenagem às três instituições que tem colaborado ao longo de décadas pelo progresso de nossa cidade e estado”, declara George.

Cinco décadas de ensino do Jornalismo em terras potiguares

O curso de Jornalismo da UFRN completou 50 anos de fundação, sendo um dos mais antigos da Região Nordeste do Brasil. Teve sua origem na Lei Estadual n° 2.783, de 10 de maio de 1962, assinada pelo governador Aluísio Alves, que criou uma Faculdade destinada aos estudos do jornalismo. No ano seguinte, por meio da Lei Estadual de n° 2.885, o curso foi incorporado à Fundação José Augusto, recém-criada em Natal, com a denominação de Faculdade de Jornalismo "Eloy de Sousa", em homenagem a um dos mais respeitáveis jornalistas do Estado.

O Conselho Federal de Educação, subordinado ao Ministério da Educação reconheceu o curso em 25 de setembro de 1968, por meio do Decreto n° 82.313, publicado no Diário Oficial da União. Em 1973, com a implantação da reforma universitária, a UFRN absorveu as faculdades estaduais e particulares que funcionavam em Natal. Em 1974 a Faculdade de Jornalismo Eloy de Sousa recebeu finalmente a denominação de Curso de Comunicação Social. Atualmente, o curso possui quatro áreas (habilitações) profissionais: Jornalismo, Radialismo (Rádio e TV), Publicidade e Design.

EDUFRN: 50 anos difundindo conhecimento em nosso estado

Fundada no dia 2 de fevereiro de 1962, a Tipografia Universitária, teve sua designação alterada para Imprensa Universitária (IU) e posteriormente nomeada, em 1972, como Editora Universitária (EDUFRN). São cinco décadas publicando livros científicos que propagam a ciência e a cultura do Rio Grande do Norte. De lá pra cá, já editou perto de 600 títulos e além das obras técnicas e acadêmicas, a EDUFRN vem reeditando obras literárias de autores consagrados como Luís da Câmara Cascudo, Esmeraldo Siqueira, Olavo de Medeiros Filho, Américo de Oliveira Costa e Veríssimo de Melo.

Para publicar um livro pela EDUFRN, a obra passa pelo crivo de sua direção e do Conselho Editorial da UFRN, que é composto por professores e pró-reitores da Universidade. A seleção e o cuidado objetivam a garantia da qualidade e a contribuição da obra para as comunidades acadêmica e geral. Todos os anos, a EDUFRN lança um Edital de apoio à Publicação, que financia os títulos. Buscando resgatar os valores históricos do Rio Grande do Norte, a EDUFRN publicou textos históricos de grande relevância para a cultura potiguar.

Pioneirismo que virou celeiro para profissionais da Televisão potiguar há 40 anos

Precursora em nosso estado, a Televisão Universitária (TVU) foi fundada no dia 2 de dezembro de 1972, sendo esta, uma pedra fundamental na formação dos inúmeros comunicadores oriundos da UFRN. Ao longo dos seus 40 anos, a TV Universitária tem sido um caminho comum percorrido por muitos estudantes de comunicação. Seja através dos estágios oferecidos pela instituição, ou até mesmo por consequência dos professores que utilizaram sua estrutura para ensinar e produzir conhecimento junto aos futuros jornalistas, a TVU alçou vários produtores, técnicos, apresentadores e repórteres aos principais espaços de comunicação em nosso estado e Brasil. Na celebração de quatro décadas de produção audiovisual da TV Universitária, estão previstas até o final deste ano, a realização de vários eventos. Entre tantos, o lançamento da Campanha dos seus 40 anos de fundação, Seminários, Exposições, Programas e Produtos especiais.