Argentinos realizam hoje grande ato de apoio a Cristina

Movimentos sociais, políticos e sindicais argentinos convocaram para esta sexta-feira (27) no estádio Vélez Sarsfield um ato de massas em apoio ao projeto nacional e popular da presidente Cristina Fernandez de Kirchner.

"De nada vale a nacionalização da YPF se não houver um povo mobilizado nas ruas, se não comparecerem mais de 150 mil cidadãos que digam a Cristina que tomarão cada feito e cada medida do governo como um fato que não desaparecerá jamais na Argentina", disse o legislador de Buenos Aires José Ottavis.

"A sociedade organizada é o grande temor dos poderes hegemônicos que querem voltar; a eles não incomoda tanto uma decisão do governo, mas que o povo acompanhe cada uma dessas decisões", defendeu Ottavis em coletiva de imprensa.

O ato, que se realizará em comemoração ao nono aniversário da eleição de Nestor Kirchner como presidente, servirá para concretizar "a adesão absoluta e massiva da sociedade ao governo", opinou o titular da Corrente Nacional Martin Fierro, Jorge Aragón.

Por sua parte, e em declarações à agência de notícias Telam, o chefe do bloco de deputados nacionais da Frente para a Vitória, Agustín Rossi, destacou que este será o primeiro ato massivo do segundo mandato da presidente Cristina.

Ele enfatizou ainda que o ato ocorrerá em meio às duas sessões do Congresso, entre a aprovação do Senado da expropriação da petrolífera YPF, e a abertura do debate pelos deputados. "Por isso cremos que se transformará em um forte apoio à decisão" de Cristina Kirchner de recuperar a soberania energética.

"A mensagem deste 27 de abril vai ser de respaldo à presidente em seu papel de condutora do movimento nacional e popular e nesta nova etapa de aprofundamento que se abre a partir da recuperação da YPF", assinalou por outro lado o legislador nacional Andrés Larroque.

Segundo o também secretário-geral da organização juvenil La Campora, o ato terá o colorido e tudo o que tem a ver com uma festa popular, mas fundamentalmente o fervor das arquibancadas e do gramado para marcar este momento histórico.

Prensa Latina