Bigardi quer criar Centro Cultural e da Juventude de Jundiaí

Transformar o Complexo Fepasa, em Jundiaí, num local para eventos culturais, exposições, aulas de dança e música, apresentações artísticas e espaço para atividades da juventude. Esta é a alternativa proposta pelo deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB).

fepasa

A iniciativa foi anunciada por Bigardi nesta quarta-feira (25), durante visita ao complexo, juntamente com a companheira de bancada, deputada Leci Brandão. "Queremos garantir a preservação do patrimônio histórico e também o resgate da memória ferroviária", lembrou.

A ideia da revitalização do espaço foi da arquiteta jundiaiense Juliana Guimarães, que procurou o deputado para apresentar o projeto. “Temos visto várias notícias de furto de peças do Museu Ferroviário e uma constatação desanimadora da diretora de que ‘estamos perdendo nossa história’. É preciso fazer algo”, destacou Bigardi.

O Centro Cultural e da Juventude deve beneficiar também toda a região. “Ele terá como uma das finalidades auxiliar no desenvolvimento de ações e programas voltados ao lazer e à cultura nos municípios que integram a Aglomeração Urbana de Jundiaí".

Para Leci, a proposta vai beneficiar não só a juventude e a classe artística da cidade, mas toda a população. “Muitas capitais do Brasil não contam com um espaço como este do Complexo Fepasa. É belíssimo e merece esta revitalização”, comentou Leci.

RECURSOS – Com apoio de Leci, Bigardi terá como missão visitar o secretário estadual da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, e também o Ministério da Cultura para buscar os recursos necessários para a implantação. “Temos um novo secretário estadual de Cultura, empossado recentemente, e já estamos buscando uma audiência com ele para discutir os processos culturais. Queremos que o Estado não deixe de olhar para o interior”, lembrou Leci.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Pedro Bigardi (PCdoB)