Militante João Gondim recebe Título de Cidadão Petrolinense

Neste sábado (28), o comunista João Gondim será homenageado em uma Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Petrolinense no Plenário da Câmara de Vereadores de Petrolina, às 19h30.


João Gondim

A sessão, que foi proposta pela vereadora Cristina Costa (PT) e aprovada unanimemente pelos edis da Casa, contará com a participação do musico e poeta Maviel Melo e do Coral da Assembleia Legislativa.

História

João Alves Gondim é natural de Salgueiro, Sertão de Pernambuco. Foi preso em 1972, aos 24 anos, quando era militante do extinto PCBR (Partido Comunista Revolucionário Brasileiro). Neste tempo, conhecido como anos de Chumbo, foi torturado durante meses e depois encaminhado para o Instituto Penal Paulo Sarazate em Fortaleza (CE), onde permaneceu preso durante sete anos. No período pré-anistia em 1979, João Gondim foi libertado e se filiou ao PCdoB. Já em 1987 mudou-se para Petrolina onde se estabeleceu, retomou as atividades políticas e ainda vive com sua família.

“Eu me sinto profundamente honrado de ser homenageado, não apenas pelo valor simbólico do Título, mas também pelo reconhecimento de toda luta que vivemos em busca de uma nação mais justa. Quando eu cheguei a Petrolina fui muito bem recebido por todos, então, decidi ficar por aqui. Meus filhos são todos petrolinenses, minha gratidão por esta Cidade é enorme. Atualmente Petrolina é uma referência nacional de desenvolvimento, por isso, tenho como dever a meta de aprofundar o nosso projeto político socialista para tornar este desenvolvimento mais equitativo”, explicou João Gondim.

Reconhecimento

De acordo com Alanir Cardoso, presidente estadual do PCdoB, João Gondim é muito fiel ao Partido e merece ser homenageado. “João é um companheiro que já está no PCdoB há muitos anos e que chegou através de Rogério Lustosa, que também esteve preso em Fortaleza, onde se conheceram e, posteriormente, filiou-se ao PCdoB. Desde então, Gondim se manteve fiel ao nosso plano de luta pela liberdade democrática e pelo socialismo, adquirindo uma larga experiência política e muitos serviços prestados ao povo de Petrolina. João é um camarada muito querido por todos que merece ser reconhecido e só nos dá orgulho”, comentou Alanir.

Para o presidente do Comitê Municipal do PCdoB de Petrolina, Roberio Granja, o Titulo que será dado a João Gondim é mais um reconhecimento da sua histórica militância nos anos da Ditadura Militar. “Ele vive em Petrolina há 25 anos. Para nosso Partido é uma honra tê-lo como militante, por isso que esta homenagem vai além do reconhecimento histórico. Agradecemos a sua contribuição partidária e nos orgulhamos pelo reconhecimento de sua luta. Ele foi estudante secundarista do Ginásio Pernambucano que sonhava e lutava por um país mais soberano, no momento mais sangrento da história do nosso país. Uma geração marcada pela audácia e coragem que merece destaque”, afirmou.

Na ocasião, Roberio Granja e outros comunistas também irão prestar uma homenagem aos 90 anos de fundação do PCdoB. “Vamos aproveitar esse momento para homenagear o nosso grandioso Partido pelos seus 90 anos de existência. Será uma grande oportunidade para reafirmar nossas convicções e sonhos”, comentou.

Do Recife,
Elaine de Paula.