Vanessa defende redução da jornada de trabalho

Num discurso nesta segunda (30), no Senado, em homenagem ao Dia Internacional do Trabalho, comemorado nesta terça (1º), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu uma bandeira histórica do movimento sindical: a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.

Segundo ela, a redução da jornada seria um importante instrumento de combate ao desemprego. Com base em dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a medida permitiria criar no país 2,5 milhões de novas vagas no mercado de trabalho.

“Hoje é significativo o número de trabalhadores no Brasil que cumpre quantidade desgastante de horas extras. O que é extremamente danoso a todo esse conjunto de pessoas, de brasileiros”, discursou.

Ela diz que os empregadores têm utilizado o expediente das férias coletivas, o trabalho em tempo parcial, banco de horas ou trabalho aos domingos, aumentando a carga horária do empregado. “Ou seja, além de gerar, criar novos empregos, poderíamos também diminuir, repito, as horas extras”, acrescentou.

A senadora disse também que a redução da jornada diminuiria o número de casos de doenças laboriais no Brasil, que tem “aumentado de forma assustadora e em grande parte pela extensiva, pela estafante e elevada jornada de trabalho”.

“Portanto, uma boa forma, penso, de homenagear os trabalhadores é promover esse debate no parlamento e ajudá-los para ver esse projeto aprovado”, afirmou. A senadora lembrou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria dos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Paulo Paim (PT-RS), está pronta para ser votada depois que foi aprovada numa comissão especial da Câmara dos Deputados.

Na análise da senadora, os fatores macroeconômicos também são favoráveis para a adoção da medida. “Apesar da crise mundial, a economia brasileira está em franco crescimento, a taxa de inflação está equilibrada, há equilíbrio na balança de pagamento e superávit primário. Enfim, há um clima favorável à diminuição da jornada de trabalho”, disse.