2012: partidos na Bahia avaliam alianças eleitorais

Partidos aliados ao PT no governo Jacques Wagner ressaltam a projeção de ampliarem o número de prefeitos nas eleições de 2012. Em resposta à meta do Partido dos Trabalhadores, apresentada em reportagem da Tribuna da Bahia, de atingir a vitória em 100 cidades da Bahia, siglas que compõem a base de sustentação estadual deixam claro que também têm a expectativa de crescer a representação nos executivos municipais e destacam a cobrança pelo apoio dos petistas em algumas cidades.

O presidente estadual do PCdoB, deputado Daniel Almeida, aprovou a tática do PT e disse que a sigla comandada por ele também buscará o crescimento. Atualmente, o PCdoB administra 18 prefeituras. O partido quer ampliar para 35.

O secretário geral do PP, Jabes Ribeiro, ressaltou que o partido tem 50 prefeitos e quer dobrar esse número. “Queremos crescer até mesmo para sermos um aliado forte. Além disso, 2014 é formatado agora”, enfatizou. Na mesma linha, o presidente estadual do PDT, Alexandre Brust disse que tem meta de atingir 60 prefeituras. Segundo o pedetista, o projeto precisa chegar “fortalecido” em 2014.

“Qualquer partido vai trabalhar para fazer o máximo de prefeituras, agora a questão é que em alguns lugares nós iremos ser apoiados pelo PT e em outros vamos apoiar”, disse o presidente estadual do PSD, o vice-governador Otto Alencar. Segundo ele, o PSD não vai criar dificuldade onde o PT tiver candidatura com maior competitividade.

Maior potencial do PCdoB

O líder comunista Daniel Almeida reivindica o apoio do PT em algumas cidades, onde considera ter maior potencial de vitória. “Para que se encaminhe o apoio, o partido também tem que abrir para apoiar. Temos apoiado e recebido apoio, estamos esperando do PT um gesto de reciprocidade”. Segundo Daniel Almeida, o PCdoB já confirmou o apoio ao PT em 11 cidades.

“E até aqui não temos a definição de nenhum apoio por parte do PT”, disparou. As principais cidades destacadas pelo presidente estadual do PCdoB são: Juazeiro, onde no último domingo o PT definiu que haverá candidatura própria; Guanambi e Itabuna. Além disso, segundo ele, é preciso discutir a questão do apoio em Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim. Nas três, o PT já ratificou o projeto de candidatura.

Com informações da Tribuna da Bahia