China aos EUA: cautela nas questões sensíveis

O presidente chinês, Hu Jintao, afirmou hoje (4), em Pequim, que a China e os EUA devem aumentar constantemente o conhecimento e confiança mútua, ampliar consensos e cooperações e tratar adequadamente as divergências e questões sensíveis, para promover as parecerias entre os dois países.

China / EUA

A afirmação foi feita na reunião com os representantes norte-americanos que participam da 4ª rodada do Diálogo Estratégico e Econômico China-EUA. Para Hu Jintao, com um esforço conjunto, as duas partes alcançarão importantes consensos no evento.

Os representantes dos EUA – Hillary Clinton, secretária de Estado, e Timothy Geithner, secretário do Tesouro – elogiaram a reforma econômica e abertura do mercado chinês e asseguraram que seu país quer fortalecer as relações econômicas bilaterais e procurar cooperações no processo da administração global.

China-União Europeia: cooperação energética

Em Bruxelas (Bélgica) China e União Europeia divulgaram, hoje, declarações conjuntas sobre cooperação nos setores de urbanização, segurança energética e energia elétrica, anunciando o estabelecimento de parcerias estratégicas nesses setores. O vice-primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, compareceram na cerimônia onde foram assinados os documentos.

Na reunião de energia entre dirigentes chineses e europeus, Li Keqiang indicou que, devido à importância das suas economias, a China e a UE devem assumir a responsabilidade de manutenção da estabilidade do mercado energético. Neste contexto, o desenvolvimento e a garantia da segurança energética constituem temas de interesse para ambas as partes. A China e a Europa devem abrir os seus mercados, ampliar intercâmbios e parcerias na área da tecnologia. Os dois lados devem, ainda, fortalecer a coordenação política, impulsionar a construção de um mercado energético de alta eficiência e de concorrência justa e promover a criação de um sistema de preços razoáveis, para que se garanta a segurança energética e se realize o desenvolvimento sustentável do setor.

Fonte: Rádio China Internacional