Estudantes da UFPI participam do Congresso da ANPG

 Com o apoio do Diretório Central dos Estudantes da UFPI, estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Piauí estão presente no Congresso.

ANPG - Divulgação
Desde a última quinta-feira (03) estudantes de pós-graduação de todo o Brasil estão reunidos no 23º Congresso Nacional de Pós- Graduandos, organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) até o próximo domingo (06) em São Paulo-SP, com o tema “Desafios Brasileiros”.

Com o apoio do Diretório Central dos Estudantes da UFPI, Ivana Cabral, Ítalo José e José Ribeiro, estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Piauí estão presente no Congresso, eles estão representando Associação de Pós Graduando da UFPI para discutir temas como: Pesquisa e Pós-Graduação para o fortalecimento do SUS, O desafio da construção da igualdade étnica na universidade, Rio + 20: Ciência, Tecnologia e Inovação a favor da sustentabilidade, "Desafios Brasileiros: a ciência como questão nacional". Os debates terão a particpação de diversas personalidades da ciência brasileira, entre eles Ennio Candotti da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Saiu o reajuste das bolsas de mestrado e doutorado!

Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou o resultado de uma importante luta dos estudantes pós-graduandos, travada há quase quatro anos: o aumento das bolsas de pesquisa em todo país.

A partir de 1º julho deste ano, o valor das bolsas, vinculadas tanto ao CNPq quanto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ganhará um aumento de 10% no valor atual. Hoje, quem quer se dedicar à pesquisa acadêmica recebe o benefício de R$ 1.200 para mestrado e R$ 1.800 para doutorado.

O anúncio aconteceu nesta sexta-feira (04), durante a realização do 23º Congresso Nacional de Pós- Graduandos, organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), em um debate sobre “Pesquisa e Pós-graduação: desafios para a construção de uma universidade sem fronteiras".

“A verba sairá exclusivamente da CNPq e acredito que isso ocorra também com o Capes, pelo fato de que não recebemos reajustes em nosso orçamento. Esperamos chegar em breve a um aumento de 40% , como os estudantes reivindicam e como é justo, mas precisamos de pelos menos 120 milhões na conta. Vamos trabalhar juntos para que isso ocorra e para que a ciência e tecnologia recebam os holofotes que merecem”, avaliou Oliva.

Com informações do http://www.anpg.org.br/