Conferência do PCdoB mobiliza 1500 em Pernambuco

Cerca de 350 delegados eleitos em plenárias realizadas durante todo o mês de abril em 37 municípios pernambucanos compareceram à 2ª Conferência Estadual do PCdoB sobre a Emancipação da Mulher, que aconteceu no último sábado (5) no auditório da UNICAP, no Recife.

Ao todo, o Partido mobilizou 1500 militantes durante o processo de debates, chegando a superar as metas da Secretaria Nacional da Mulher para Pernambuco e registrando expressiva participação masculina.


A secretária estadual da Mulher, Laudijane Domingos, ao lado do presidente estadual do PCdoB, Alanir Cardoso.

O presidente estadual do PCdoB, Alanir Cardoso, destacou o caráter vitorioso da Conferência, que conseguiu abranger todas as cidades consideradas prioritárias para o trabalho de organização do Partido na região metropolitana, zona da mata, agreste e sertão. Ao abrir os trabalhos, na parte da manhã, Cardoso lembrou que a conferência acontece em um momento ímpar para o PCdoB, que completou em março 90 anos de fundação e comemorou, no mesmo mês, os 40 anos da Guerrilha do Araguaia, ressaltando a importante participação feminina na história do Partido.

Encarregada de apresentar a tese do PCdoB sobre a luta pela emancipação da mulher, a dirigente nacional Julieta Palmeira destacou que o documento da Conferência representa um pensamento avançado e demonstra a necessidade de construir uma nova ordem social, com equidade entre homens e mulheres, e que para isso é fundamental avançar na emancipação feminina. Julieta Palmeira listou alguns dos desafios do Partido, tais como ampliar o número de candidaturas femininas, lutar por uma reforma política que garanta o financiamento público e a lista preordenada com alternância de gênero, e fortalecer a União Brasileira de Mulheres, entidade que deve ser a expressão máxima da defesa dos direitos das mulheres à luz do feminismo emancipacionista.

No período da tarde, a plenária seguiu com a intervenção dos delegados, apresentação de propostas para o documento base e a eleição da delegação pernambucana para a conferência nacional e dos membros do Fórum Estadual Permanente sobre a Questão da mulher.

Inamara Mélo, coordenadora de comunicação da UBM-PE.

Para a vice-presidente nacional do Partido e deputada federal Luciana Santos, a questão de gênero não é um problema das mulheres. É uma questão do Estado brasileiro, de homens e mulheres. E uma questão a ser tratada por todos os comunistas, que têm uma grande responsabilidade na condução da transformação geral da sociedade. "Na realização da II Conferência do PCdoB sobre a emancipação da Mulher, precisamos tirar lições, estabelecer metas e definir um plano de ação que envolva a UBM e todas as frentes de massa para que esse assunto seja transversal e assumido por todos como algo decisivo para garantir o processo de transformação e de justiça social", defendeu a parlamentar.

A estudante pernambucana e presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), Manuela Braga, esteve entre os militantes que ressaltaram as conquistas recentes das mulheres e a necessidade de continuar avançando na luta por mais direitos.



Fórum Estadual

A plenária elegeu em Pernambuco 23 delegados e 8 suplentes para a 2ª Conferência Nacional que acontece em Brasília entre os dias 18 e 20 deste mês. Também ficou definida a nova composição do Fórum Estadual Permanente sobre a Questão da Mulher, com os seguintes quadros: Ana Magalhães, Cecile Soriano, Glauce Medeiros, Helminton Bezerra, Inamara Mélo, Irene Freire, Laudijane Domingos, Márcia Ramos, Ossi Ferreira, Rita Palmares, Silvana Paula, Socorro Lacerda, Sueli Araújo, Thiago Vasconcelos, Thiara Milhomen e Valéria Silva.

Fonte Site do Deputado Luciano Siqueira