EUA e China debatem sobre segurança cibernética
Leon Panetta e Liang Guanglie, ministros de Defesa dos Estados Unidos e China respectivamente, se comprometeram nesta terça-feira (8) em Washington a trabalhar conjuntamente para fortalecer a segurança cibernética entre ambas nações.
Publicado 08/05/2012 17:08
Os dois anunciaram também a realização de projetos para cooperar mutuamente em segurança cibernética, e a realização de um exercício naval conjunto contra a pirataria no golfo de Áden, no oceano Índico.
Em coletiva de imprensa foi informado que Panetta e Liang conversaram entre outros temas sobre a Coreia do Norte, as disputas marítimas no mar da China meridional, e o ciberespaço.
Também levaram à mesa de discussões temas como o desenvolvimento nuclear, os mísseis de defesa e a cooperação humanitária.
Liang, que encabeça uma grande delegação, é o militar chinês de mais alto escalão que visita os Estados Unidos nos últimos nove anos.
O Ministro recusou as acusações de que a China seja responsável por ataques cibernéticos contra redes dos Estados Unidos e assegurou que ambas nações promoverão esforços conjuntos para combater estas ameaças.
O chefe do Pentágono comentou que os Estados Unidos e a China têm desenvolvido capacidades tecnológicas neste âmbito.
"É de extrema importância trabalhar juntos para desenvolver maneiras de evitar erros de cálculo ou percepção que poderiam levar a uma crise neste campo", sublinhou Panetta.
Antes de concluir sua visita aos Estados Unidos, na próxima quinta-feira (10), Liang se reunirá com funcionários públicos e oficiais do exército estadunidense.
Fonte: Prensa Latina