Governo de Israel aprova antecipar eleições para 4 de setembro
O governo israelense aprovou nesta segunda-feira (7) o envio de uma lei ao Parlamento para convocar eleições antecipadas para o dia 4 de setembro, informou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Publicado 07/05/2012 11:25
"O governo autorizou nesta manhã o Comitê Ministerial de Legislação a apresentar uma lei para realizar eleições antecipadas em 4 de setembro", disse o gabinete por meio de um comunicado.
O Knesset, Parlamento israelense, iniciará agora o debate sobre sua dissolução e a proposta de remarcar as eleições, disse à Agência Efe o porta-voz da Câmara, Yotam Yakir.
Netanyahu, que anunciou ontem a convocação de eleições antecipadas, afirmou nesta segunda-feira aos seus ministros que "em muitos anos não houve um governo mais estável em Israel, mas não é nenhum segredo de que no início do quarto ano deste mandato há uma certa instabilidade na coalizão", segundo o diário Haaretz.
Diante desta "instabilidade" e do enfraquecimento da coalizão governamental, o que segundo o primeiro-ministro prejudica a economia e a sociedade de Israel, a melhor alternativa é "realizar eleições rapidamente".
Netanyahu reconheceu ontem numa convenção de seu partido, o Likud, que a coalizão "começou a se desmoronar" e disse que "é preferível ter uma campanha eleitoral curta de quatro meses do que uma de um ano e meio".
Fonte: Efe