PCdoB em Salvador realiza conferência sobre emancipação da mulher

Dezenas de mulheres compareceram à II Conferência Municipal do PCdoB sobre a Emancipação da Mulher, que aconteceu na última sexta-feira (4/5) no auditório do Hotel The Plaza, em Salvador. O Partido mobilizou comunistas de todos os cantos da cidade para o evento, que foi preparatório para a Conferência Estadual marcada para o próximo sábado (12), também na capital baiana.

A deputada federal e pré-candidata a prefeitura de Salvador, Alice Portugal, disse que os governos de transição democrática têm avançado nas políticas públicas de gênero. Contudo, ainda é preciso avançar muito nas questões de emancipação da mulher em nosso país. “O feminismo não é a guerra dos sexos. É preciso ter consciência que a emancipação da mulher é uma questão de todos. É uma questão da sociedade”. Alice disse que é preciso vencer as resistências, no Congresso, à aprovação do PL 6.653/2009, de sua autoria, que trata sobre a igualdade de gênero no mercado de trabalho. 

A deputada, que também é secretária estadual da Mulher pelo partido, destacou ainda o papel da mulher na política, reverenciando o trabalho realizado pelas duas vereadoras do PCdoB em Salvador, Olívia Santana e Aladilce Souza, “as duas melhores vereadoras de Salvador. Mulheres combativas que lutam por uma cidade melhor e pela liberdade do seu povo”. Concluindo sua fala com uma convocação ampla das mulheres em todo o estado. “Vamos mobilizar todas as mulheres” para a 2ª Conferência Nacional sobre a Emancipação da Mulher, nos dias 18, 19 e 20 de maio, em Brasília.

Cidade feminina

Javier Alfaia, representando a direção do partido, parabenizou a organização da atividade e convocou toda a militância para se mobilizar para os debates sobre a emancipação da mulher. Ele afirmou que Salvador, não pode se abster dessas discussões, pois “é uma cidade feminina por natureza, uma cidade que sempre foi acolhedora”. Javier também afirmou que a luta pela emancipação das mulheres “é uma luta de todos, homens e mulheres”.

Já as representantes femininas na Câmara Municipal, Aladilce Sousa e Olívia Santana que estiveram presentes ao encontro também destacaram a quebra do preconceito e a força do PCdoB nas questões de gênero. Aladilce afirmou que “é preciso construir uma sociedade que cultive a liberdade e que seja contra qualquer preconceito”. Na oportunidade, destacou a lei municipal – Maternidade Certa, que estabelece a identificação da maternidade que realizará o parto.

A vereadora Olívia Santana disse que “o PCdoB tem compromisso com a emancipação plena da sociedade, e em especial, da mulher” e que é preciso dar uma basta acabando de uma fez com a opressão contra a mulher. “Só assim, teremos um Brasil livre, uma sociedade livre”.

Fonte: Ascom do gabinete da deputada federal Alice Portugal.